jun 17

Kawasaki apresenta robô multifuncional em forma de “cabra”

A Kawasaki, multinacional conhecida por suas motocicletas velozes, apresentou um novo conceito de veículo voltado para mobilidade urbana. Batizada de Bex, a invenção faz parte de uma das divisões do projeto Kaleido, mantido pela empresa para o desenvolvimento de robôs bípedes.

Segundo a montadora, sua forma nada convencional foi inspirada em uma espécie de caprino chamado íbex — animal parecido com uma cabra com chifres enormes — que vive em regiões montanhosas na Europa, Ásia e África, e parece desafiar a gravidade ao se equilibrar em paredões rochosos.

A ideia é usar esse robô quadrúpede no transporte de pessoas ou cargas de até 100 kg. Assim como sua inspiração no reino animal, a Bex consegue transitar por locais mais inclinados ou de difícil acesso, graças ao seu projeto inovador que permite esticar as pernas articuladas enquanto caminha.

Multifuncional

O robô de quatro patas pode ser montado facilmente por uma pessoa para deslocamentos curtos, ou usar um conjunto de rodas instaladas em seus joelhos que permite que ele se abaixe e se movimento em terrenos lisos e planos. Com essa configuração, a Bex se transforma em uma scooter elétrica.

Bex no modo “cabra” pode transportar um humano com até 100 kg (Imagem: Reprodução/Kawasaki)

Além disso, o design da parte superior do robô é modular, o que faz com que ele possa ser adaptado para executar uma infinidade de tarefas, principalmente em ambientes agrícolas para suprir a escassez de mão de obra humana causada pelo envelhecimento da população.

“Em uma sociedade em constante envelhecimento, a Bex pode ajudar pessoas idosas que precisam se locomover carregando cargas pesadas, ou auxiliar trabalhadores nas indústrias agrícolas e florestais para que eles possam desempenhar tarefas com mais facilidade”, explica o diretor de negócios da Kawasaki Noboru Takagi.

“Cabra” elétrica

Segundo a empresa, esse protótipo multifuncional vem sendo desenvolvido desde 2015 como parte de um projeto maior que pretende eliminar o uso de combustíveis fósseis a médio prazo. A Bex é alimentada por uma bateria de íons de lítio, podendo se movimentar de forma autônoma ou controlada por um operador humano.

Com as patas dobradas, a Bex se transforma em scooter elétrica (Imagem: Reprodução/Kawasaki)

Com esse design modular, os clientes que desejam se concentrar no transporte de carga podem optar pela aparência “animal”, enquanto aqueles que acham esquisito sair por aí montando uma “cabra” elétrica, podem preferir o modelo menos chamativo — sem a cabeça e os chifres — para se locomover pela cidade.

“Nós ainda precisamos testar como a Bex vai se comportar em ambientes urbanos e qual será o impacto do robô para a população ao redor. Nosso bot é uma peça de tecnologia em pleno desenvolvimento e a ideia é comercializar as primeiras unidades funcionais em 2023”, encerra Noboru Takagi.

FONTE: https://canaltech.com.br/robotica/kawasaki-apresenta-robo-multifuncional-em-forma-de-cabra-218729/