abr 13

Jetson One é um eVTOL para qualquer pessoa voar

Após o lançamento bem-sucedido de seu protótipo em 2018, a startup sueca Jetson está de volta com sua versão de consumidor do Jetson One eVTOL, um veículo aéreo elétrico pessoal que está à disposição de todos. Embora todos os veículos para 2022 tenham sido vendidos, a empresa está agora assumindo a responsabilidade de veículos a serem entregues em 2023.

“Nossa missão é tornar o vôo disponível para todos”, disse Peter Ternstrom, fundador da Jetson. “O Jetson ONE é um helicóptero elétrico que você pode possuir e pilotar. pretendemos fazer de todos pilotos.”

Depois de completar centenas de voos com sucesso, a startup apresenta o Jetson ONE. O novo design ainda usa a configuração de motores coaxiais, o que garante uma aterrissagem segura mesmo se um motor falhar. Sensores redundantes a bordo do computador de vôo eletrônico do Jetson mantêm os parâmetros de vôo seguros e podem manter um pairar estável, mesmo quando as mãos do usuário estão fora dos controles.

Foi tomada a decisão de projetar uma célula de segurança de exoesqueleto única que envolve inteiramente o corpo do piloto. Acabou sendo um grande desafio torná-lo leve e forte ao mesmo tempo. Essas gaiolas de segurança são usadas em esportes motorizados, onde salvaram muitas vidas.

“O Jetson ONE é construído em torno de uma estrutura de alumínio rígido com oito motores elétricos potentes”, disse Tomasz Patan, fundador e diretor técnico. “Ele utiliza fibra de carbono composta e componentes impressos em 3D de última geração, tornando-o um design extremamente leve. Ele também é equipado com muitos recursos de segurança, incluindo um sistema de propulsão redundante e um pára-quedas balístico. É um sonho voar.”

O piloto se senta em um assento anatômico composto de carbono / kevlar e é amarrado com um cinto de segurança. Painéis reforçados adicionais ao redor do tronco, cabeça e pernas mantêm o piloto bem protegido dentro da célula. O elemento-chave final é um pára-quedas lançado balisticamente que, na pior das hipóteses, pode derrubar a aeronave e é uma carga preciosa com segurança.

O Jetson ONE é muito bacana mas como resolver o barulho das hélices em funcionamento? Se um drone pequeno já faz barulho imagina um grande.

FONTE: https://www.stylourbano.com.br/jetson-one-e-um-evtol-para-qualquer-pessoa-voar/