out 17

Itaú BBA alcança R$7 bi em carteira de crédito para startups

O Itaú BBA criou uma área especializada em startups em 2019, em meio ao forte crescimento de investimentos de venture capital no Brasil.

Com a alta global das taxas de juros e grande volatilidade nas ações de tecnologia, o volume de venture capital investido caiu (Foto: Pexels)

O Itaú BBA, banco de investimento do Itaú Unibanco, atingiu uma carteira de crédito de 7 bilhões de reais junto a startups, segundo executivos do banco.

O Itaú BBA criou uma área especializada em startups em 2019, em meio ao forte crescimento de investimentos de venture capital no Brasil. O total de investimentos neste segmento no país chegou a 46,5 bilhões de reais no ano passado, quase oito vezes superior aos 6 bilhões de reais investidos em 2018.

Com a alta global das taxas de juros e grande volatilidade nas ações de tecnologia, o volume de venture capital investido caiu, e o Itaú BBA começou a ver maior demanda por linhas de crédito.

A equipe de 120 pessoas atende a 1.500 clientes, afirmou Fábio Villa, diretor do Itaú BBA, em entrevista na sede do banco, em São Paulo.

Gabriel Brabo, que chefia a divisão de tech, disse que o foco do banco está em empresas que ajustaram o fluxo de caixa à redução do volume de capital disponível e que têm modelos de negócio sustentáveis.

Uma pequena parte da carteira, cerca de 300 milhões de reais, é de ‘venture debt’, linhas de crédito que são pagas quando a empresa faz uma nova rodada de financiamento com investidores.

Embora o ambiente atualmente esteja mais difícil para a startups, Brabo e Villa acreditam que os aportes de venture capital devem voltar em breve ao Brasil. “Muitos fundos fizeram captações de recursos recentes e precisarão investir o dinheiro, e devem voltar a fazer rodadas com valor das empresas ajustado”, afirmou Brabo.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/10/epoca-negocios-itau-bba-alcanca-r7-bi-em-carteira-de-credito-para-startups.html