dez 05

Itália construirá satélites da ESA contra desastres naturais

A Itália assinou neste sábado (3) uma série de contratos para a construção de cerca de 50 satélites que vão prever catástrofes ambientais e analisar possíveis riscos hidrogeológicos.

Os acordos têm um valor total de 68 milhões de euros, e os satélites serão construídos na Itália por iniciativa do governo, graças aos recursos do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR).

A conclusão está prevista para 2026 sob a gestão da Agência Espacial Europeia (ESA) com o apoio da Agência Espacial Italiana (ASI). A assinatura ocorreu em Roma, no âmbito do evento sobre a Nova Economia Espacial, entre a ESA e as empresas Argotec, que vai construir 10 satélites, e OHB Italia, que fará 12, inicialmente.

O projeto de satélites IRIDE (Iris, em português) é um ambicioso projeto de 1,3 bilhões de euros composto por cerca de 50 satélites de vários tipos e tamanhos, mas todos concebidos para observar o que se passa no planeta a partir do espaço.

O lançamento do primeiro está previsto para 2025 e os primeiros serviços para 2026. O objetivo principal dos satélites é monitorar o planeta e suas mudanças, funcionando como uma “constelação” para apoiar as administrações europeias e os serviços de Defesa Civil no combate à “instabilidade hidrogeológica e incêndios”.

Além disso, vai ajudar a “proteger a orla costeira, monitorar infraestruturas críticas, qualidade do ar e condições meteorológicas”. .

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/italia-construira-satelites-da-esa-contra-desastres-naturais,1fb219a81c0249045912bef4be8b2f808fnfculj.html