Israel usa drones para lançar gás lacrimogêneo, evitando mais mortes na fronteira com Gaza

Drones lançando bombas de gás lacrimogêneo a uma altura entre 10 e 20 metros de altura sobre os manifestantes palestinos na tentativa de invasão da fronteira nesta sexta (30) evitaram mais mortes.

A iniciativa marcou a implantação operacional de novas tecnologias por parte da polícia de fronteira. “Ele tem a capacidade de sobrevoar certas zonas e certas áreas e depois liberar gás lacrimogêneo nos locais que queremos evitar que os manifestantes alcancem”, disse o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld.

Cada drone carregou 10 bombas de gás enquanto os manifestantes tentavam derrubá-los. Várias pessoas ficaram feridas na dispersão, mas a técnica evitou que eles ultrapassassem a cerca que divide a Faixa de Gaza do sul de Israel.

O uso de veículos aéreos não tripulados é uma inovação recente. Rosenfeld explica que cada minidrone foi comandado à distância. As Forças de Defesa de Israel vinham dizendo que iriam impedir a invasão da fronteira pelos palestinos que iniciavam a chamada “Marcha do Retorno”.

Pelo menos 30 mil moradores de Gaza foram para a região da fronteira nesta sexta-feira, queimaram pneus, jogaram coquetéis molotov e pedras contra as tropas do outro lado da cerca. Alguns homens tentaram instalar artefatos explosivos e foram atingidos pelos snipers israelenses.

FONTE: GOSPEL PRIME