Irrigação inteligente melhora a produção nas lavouras

O uso da irrigação está presente desde os primeiros registros históricos da humanidade.

Mas o problema crescente da escassez de água tem mostrado que é necessário economizar até mesmo quando o assunto é aumentar a produtividade na produção de alimentos.

Para isso, uma equipe de pesquisadores europeus desenvolveu uma tecnologia que eles chamam de sistema de irrigação inteligente.

O melhor de tudo é que, além de economizar água e reduzir o custo para os agricultores, o novo sistema resultou em um aumento na produção das lavouras.

“Nós desenvolvemos um sistema de irrigação inteligente que economiza 40% de água na irrigação. E nós esperamos que ele tenha um grande impacto porque 60% de toda a água doce no mundo é usada para irrigação,” afirma o Dr. John O’Flaherty, coordenador do projeto Waterbee.

Rede de sensores na lavoura

Enquanto um sistema similar, desenvolvido nos Estados Unidos, usa a espessura da folha como indicador da hora de iniciar e interromper a irrigação, a equipe do WaterBee optou pela técnica mais simples, usando sensores de umidade colocados no solo.

A rede de sensores sem fios indica o nível de umidade do solo com precisão em cada área da lavoura.

Um programa de computador recebe as leituras dos sensores e avalia os melhores horários e a intensidade da água a ser lançada, de forma a maximizar os efeitos da irrigação, sobretudo o tempo de retenção de umidade pelo solo.

Segundo o Dr. O’Flaherty, calculando o uso do sistema apenas na Europa, o mercado potencial para a inovação atinge meio bilhão de euros.

 Segundo dados do IBGE, de 2015 a 2017 a área destinada a cultura cresceu 28% no Brasil, passando de 22.384 mil hectares para 28.799 mil/ha. No mesmo período a produção mais que dobrou, saindo de 51.739 mil toneladas para 79.371 mil/ton em 2017, avanço de 53%.

Com o crescimento da cultura, produtores têm buscado soluções tecnológicas que contribuam com o desenvolvimento do cultivo no campo. Em Eunápolis (BA), a fazenda Colônia Agrícola com mais de 300 hectares, decidiu investir na pimenta-do-reino em 15 hectares. Para isso, o proprietário Luiz da Cabrália escolheu a irrigação inteligente como solução para garantir boas produtividades, economia de recursos e mais agilidade no manejo.

Os resultados vieram logo na primeira safra, onde a produtividade alcançou 4 quilos de grão por planta, o dobro da média da região é em torno de 2 kg/planta. Segundo Igor Lapa, agrônomo responsável pela região, a irrigação por gotejamento permite maior precisão na oferta de água e nutrientes para as plantas, potencializando a performance dos cultivos.

Através de tubos gotejadores, água e nutrientes são conduzidos diretamente na raiz das plantas, favorecendo seu desenvolvimento. A solução otimiza a produtividade da cultura, água, energia elétrica e mão de obra. De acordo com Lapa, a irrigação inteligente “levou mais facilidade nos tratos culturais, e no manejo de pragas e doenças da Fazenda”, explica. Todas essas vantagens tornam a solução uma aliada ao produtor que busca rentabilidade na atividade agrícola, por meio de investimento duráveis e de retorno rápido.

A agricultura de precisão está cada vez mais presente no campo como uma ferramenta de auxilio no desenvolvimento sustentável do agronegócio, além de ajudar nas tomadas de decisão mais assertivas na gestão dos negócios.

Segundo as Organizações das Nações Unidas, a ONU, teremos quase 10 bilhões de pessoas habitando no mundo até 2050, e novamente, a tecnologia digital ou irrigação 4.0, será o grande contribuidor do aumento do rendimento e da produtividade agrícola.

AgroclimaPro

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

FONTE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO