out 19

Investigadores imprimem baterias de lítio personalizadas em 3D

Um estudo divulgado numa publicação da especialidade mostra que uma equipa de investigadores conseguiu criar baterias de iões de lítio de forma personalizada, para equipar dispositivos cada vez mais pequenos e únicos.

As baterias têm sido um dos obstáculos para o surgimento de wearables e outros aparelhos com formatos diferentes. Investigadores publicaram agora um estudo no ACS Applied Energy Materials mostrando que é possível criar baterias personalizadas, com um custo acessível, recorrendo a uma impressora 3D comum. A inovação da equipa liderada por Christopher Reyes e Benjamin Wiley passa pela descoberta de uma forma de fazer com que os polímeros possam ter capacidade condutiva.

A solução dos cientistas envolve a infusão de uma solução eletrólita no material usado pela impressora. A investigação mostrou que é possível obter melhores resultados ao incorporar grafeno e nanotubos de carbono para aumentar a capacidade condutiva. Com estas alterações, noticia o Engadget, foi possível criar uma pulseira com um mostrador LED com uma bateria completamente personalizada.

Apesar da inovação e do avanço científico, o processo ainda está numa fase inicial, uma vez que a bateria foi capaz de alimentar o ecrã durante apenas 60 segundos. Os investigadores prometem aplicar novidades com a promessa de conseguir aumentar a autonomia.

FONTE: EXAME INFORMÁTICA