jul 11

Investigadores alemães criam sistema de aterragem totalmente autônoma

No final de maio uma equipa alemã conseguiu fazer a aeronave aterrar com sucesso usando um método de condução autónoma que recorre a um sistema sofisticado de câmaras inteligentes e GPS

m grupo de investigadores da Universidade Técnica de Munique criou um sistema que permite que um avião faça uma aterragem totalmente autónoma, sem ajuda de qualquer sinal de rádio proveniente da torre de controlo. De acordo com a Engadget, este método recorre a um software que combina visão computacional com GPS para orientar a aeronave durante o processo de aterragem.

Através de um sistema de câmaras que capta radiação infravermelha e luz visível, o avião consegue delinear um percurso de aterragem e posição durante voo, que complementa com a informação GPS que recebe e processa em simultâneo. Esta ferramenta pode ser muito útil quando as condições climatéricas não estão favoráveis.

Embora este projeto seja recente, a Engadget reporta que em finais de maio os investigadores conseguiram realizar um teste com sucesso, no qual a aeronave reconheceu a pista de aterragem de forma autónoma a uma altitude considerável, fez a aproximação à pista e, por fim, aterrou com sucesso sem piloto.

Veja aqui o vídeo do teste abaixo.

FONTE: EXAME INFORMÁTICA