mar 12

Inventor das Filipinas diz ter criado o menor carro voador do mundo

Um inventor das Filipinas diz ser responsável pela construção do menor carro voador do mundo. Kyxz Mendiola precisou investir milhões de pesos filipinos para alcançar o feito.

Ele também se orgulha de ser a primeira pessoa da Filipinas a possuir um veículo que decola e pousa na vertical. O carro foi construído a partir da tecnologia de drones e tem várias hélices acopladas, além de 16 computadores operando em sua estrutura.

O carro foi batizado de Koncepto Millenya. “Eu tenho pilotado drones por quase 10 anos, mas voar em algo que você criou é uma experiência totalmente diferente. Um sonho se tornando realidade”, disse Mendiola ao Business Insider.

O inventor constrói drones que são utilizados em filmes e na televisão, mas conta que um dia decidiu criar um que pudesse carregá-lo. O Koncepto Millenya conta com um assento e tem apenas 15 minutos de autonomia de voo, apesar de levar 2h30 para completar uma carga.

 Conheça abaixo a invenção de Mendiola:
Drones no Brasil

Estimativas do mercado apontam que existem mais 100 mil drones no Brasil, entre os de uso recreativo e profissional. A maioria (cerca de 40%) é utilizada na agricultura para o mapeamento de terra, por exemplo.

Mas há outras utilidades: por aqui, o governo também fez uso dos equipamentos durante a Copa do Mundo de 2014 para reforçar a segurança. Com a startup SMX Systems, a tecnologia funciona para a entrega de medicamentos no interior do país e em áreas rurais.

Em 2016, o mercado de drones movimentou cerca de R$ 200 milhões no Brasil.

Fonte: Business Insider