Inteligência Artificial: quem é considerado o ‘pai’ da IA e quando surgiu este nome?

Alan Turing foi pioneiro ao sugerir que as máquinas poderiam usar as informações disponíveis para resolver problemas e tomar decisões, assim como os humanos.

Só se fala nissointeligência artificial. O surgimento de ferramentas como o ChatGPT acelerou a corrida para o desenvolvimento da IA, com a promessa de aplicações práticas em nosso dia a dia e usadas de uma forma um pouco mais intensa do que já utilizamos. No entanto, antes que o mundo conseguisse pensar em chatbots que otimizam tarefas para os humanos, alguém deu os primeiros passos na criação do que, posteriormente, se tornaria a chamada inteligência artificial.

Por definição, a IA é um conjunto de ciências, teorias e técnicas (incluindo lógica matemática, estatística, probabilidades, neurobiologia computacional e ciência da computação) que visa imitar as habilidades cognitivas de um ser humano. A ideia central é que os computadores podem evoluir e realizar tarefas cada vez mais complexas, que antes só podiam ser delegadas a um humano.

O conceito surgiu em meados das décadas de 1940 e 1950, ao longo da Segunda Guerra Mundial – que acabou funcionando como um acelerador para desenvolvimentos tecnológicos.

Nesse período, Norbert Wiener, pioneiro da cibernética, já tinha como objetivo unificar a teoria matemática, a eletrônica e a automação como “toda uma teoria de controle e comunicação, tanto em animais quanto em máquinas”. Já Warren McCulloch e Walter Pitts trabalharam para criar o primeiro modelo matemático e computacional do neurônio biológico (neurônio formal).

Quem é o pai da inteligência artificial?

“Na década de 1950, tínhamos uma geração de cientistas, matemáticos e filósofos com o conceito de inteligência artificial assimilado culturalmente em suas mentes. Uma dessas pessoas foi Alan Turing, um jovem britânico que explorou a possibilidade matemática da inteligência artificial”, explica o pesquisador de machine learning Rockwell Anyoha, em artigo para a Universidade de Harvard.

Alan Turing, considerado o "pai" da Inteligência Artificial — Foto: Getty Images

Alan Turing, considerado o “pai” da Inteligência Artificial — Foto: Getty Images

Turing é considerado o pai da inteligência artificial por ser pioneiro ao sugerir que as máquinas poderiam fazer o mesmo que os humanos: usar as informações disponíveis para resolver problemas e tomar decisões. Essa foi a estrutura de seu artigo “Computing Machinery and Intelligence”, publicado em 1950 e no qual o cientista discutiu como construir máquinas inteligentes e como testar essa inteligência.

No artigo, Turing descreveu um “jogo de imitação”, onde um humano deveria ser capaz de distinguir em um diálogo escrito se ele está falando com um homem ou uma máquina. Ao longo dos anos, o material passou a ser conhecido como “a primeira fonte de questionamento da fronteira entre o humano e a máquina”.

“O Jogo da Imitação”, filme estrelado por Benedict Cumberbatch, é uma biografia de Alan Turing. O longa mostra como o cientista resolveu o Código Enigma, que os alemães usaram durante a guerra para transmitir mensagens codificadas.

Quem deu o nome “IA”?

Apesar de criar as bases conceituais da inteligência artificial, Alan Turing não chegou a usar esse termo em seus trabalhos. A criação do termo IA é atribuída a John McCarthy, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1956. O pesquisador foi o responsável por realizar a “Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence (DSRPAI)”, uma conferência de verão no Dartmouth College.

“No evento histórico, McCarthy reuniu pesquisadores de destaque de diversas áreas para uma discussão aberta sobre inteligência artificial, termo que ele cunhou no próprio evento”, escreveu Anyoha em seu artigo. A partir da conferência, o termo IA passou a ser utilizado com frequência.

Também durante o evento, os cientistas Allen Newell, Cliff Shaw e Herbert Simon apresentaram o programa The Logic Theorist, projetado para imitar as habilidades de resolução de problemas de um ser humano. O projeto é considerado por muitos especialistas como o primeiro programa de inteligência artificial do mundo.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tudo-sobre/noticia/2023/04/inteligencia-artificial-quem-e-considerado-o-pai-da-ia-e-quando-surgiu-este-nome.ghtml