Inteligência artificial para identificar plantas daninhas vence concurso de startups

Tecnologia ajudou a reduzir em até 65% o uso de herbicidas em lavouras de soja e cana.

Startup Cromai, de inteligência artificial voltada para o agro, foi a vencedora do Smart Farm AgroBIT Conecta — Foto: Cromai/Divulgação

A startup Cromai, de inteligência artificial voltada para o agro, foi a vencedora do Smart Farm AgroBIT Conecta, rodada de apresentação de agtechs para fundos de investimento. A empresa desenvolveu um sistema que detecta padrões de imagens de campo para classificação de plantas daninhas nas culturas de soja e cana-de-açúcar, o que ajudou a reduzir em até 65% a utilização de herbicidas.

“Conseguimos, dessa forma, ter maior visibilidade por ser um evento importante e com a participação de fundos de investimento, que estão interessados em empresas com potencial, inovadoras e que tenham escalabilidade”, diz, em nota, o diretor de novos negócios da empresa, Henrique Del Papa.

A startup é sediada em São Paulo. Além do disgnóstico de plantas daninhas, possui diversas outras soluções em inteligência artificial, como detecção de impurezas em cargas de cana que chegam às usinas.

Em segundo lugar ficou a GoSolos, com sede em Curitiba (PR). A empresa faz o sequenciamento do DNA do solo para identificar e classificar fungos e bactérias. O sistema relaciona os resultados com bancos de dados, possibilitando um melhor posicionamento de insumos químicos e biológicos nas lavouras.

Na terceira colocação, ficou a Irrigate, também sediada na capital paranaense. A startup desenvolveu um sistema que monitora a irrigação e fertirrigação nas plantações. Os dados são armazenados e geram um relatório em tempo real, com perspectiva de aumento de produtividade em até 30%.

O Smart Farm AgroBIT Conecta foi organizado pelo AgroBIT Brasil, em parceria com AgroValley, Cocriagro e Ministério da Agricultura.

FONTE:

https://globorural.globo.com/agtech/noticia/2023/11/inteligncia-artificial-para-identificar-plantas-daninhas-vence-concurso-de-startups.ghtml