Inteligência Artificial: o impacto na saúde, negócios e empregabilidade

A preocupação pela empregabilidade com a presença da Inteligência Artificial é evidente pela sociedade, porém, um estudo realizado pelo Gartner, consultoria referência em pesquisas de tendências e análise de produtos do setor de tecnologia, o saldo sobre os postos de trabalho promovidos pela Inteligência Artificial (IA) será positivo. Apesar de alguns setores terem forte tendência em extinguir alguns postos, como por exemplo, o de manufatura, as áreas da saúde, educação e do setor público serão beneficiados com a geração de novos empregos. O estudo aponta que o saldo será positivo. A expectativa é que até 2025 haja dois milhões de empregos a mais do que a quantidade eliminada.

Chris Lamberton, especialista em Inteligência Artificial, lidera o departamento de robótica da EY, terceira maior empresa do mundo desse segmento. Em entrevista recente ao Jornal Observador de Portugal destaca que diferente do que se possa imaginar o robô poderá salvar empregos e não causar desempregos.

“A robótica, por si só, não vai substituir postos de trabalho, o que causa desemprego são pressões econômicas gerais que levam as empresas a deslocar serviços. Por estranho que pareça, um robô pode (potencialmente) salvar empregos, comparativamente com o outsourcing ou o offshoring.”

A Inteligência Artificial foi tema da edição desse mês do Portal PME NEWS, que entrevistou a Professora Karla Figueiredo, da Puc-Rio e da UERJ, em Inteligência Computacional Aplicada e apontou os principais riscos e temores na utilização da IA, principalmente sob o ponto de vista da empregabilidade.
“Normalmente, a ficção científica explora diversas situações em que a IA e a robótica (que estão andando cada vez mais juntas) causam prejuízos ou malefícios às pessoas ou ao planeta. No entanto, muitas invenções que o homem já criou antes podem ser mal aplicadas. Assim, não vejo o problema na IA e sim no seu mau uso. Do ponto de vista da empregabilidade, a IA deverá auxiliar os profissionais na tomada de decisão em todas as áreas. Os profissionais que já estão no mercado devem atualizar-se para usar os recursos e funcionalidades oferecidas pelos sistemas, aplicativos e pela automatização inteligente.”
Karla destacou também a vantagem da utilização da Inteligência Artificial em áreas de risco a saúde do trabalhador.

“A Inteligência Artificial proporciona um maior apoio de sistemas que nos ajudam em muitas atividades que antes dependiam apenas do conhecimento e da memória humana. Os recursos da robótica já estão sendo utilizados em condições de trabalho perigosas, insalubres ou mesmo desagradáveis. Nesse caso, o objetivo é a intensificação de seu uso a partir da associação da inteligência a esses dispositivos.”

FONTE: TERRA