dez 09

Inteligência artificial mostra como usuários seriam em diferentes momentos da história

O recurso MyHeritage funciona de forma semelhante ao OpenIA e ao DALL-E; veja o passo a passo de como usar.

AI Time Machine mostra qual seria aparência de usuários em outros momentos da história — Foto: Reprodução/AI Time Machine

MyHeritage, empresa conhecida pelos kits de teste de DNA e rastreadores online de ancestralidade, resolveu aproveitar o sucesso que ferramentas divertidas de IA, como OpenAI e DALL-E mini, tem feito mundo a fora e lançou a sua versão: o AI Time Machine, que usa inteligência artificial para criar fotos dos usuários ao longo da história.

Para usá-lo, o passo a passo é simples. Para usar, os usuários precisam acessar a página inicial do AI Time Machine a partir do celular ou computador, e clicar em “Experimente agora” ou “Experimente agora gratuitamente”. Depois, é preciso fazer o upload de 10 a 35 fotos de rosto para a inteligência artificial faça o trabalho de transformação.

O programa leva de 30 a 90 minutos para preparar as imagens geradas por IA e, ao final, envia os resultados por e-mail. Para ver as produções, é preciso abrir a mensagem e clicar no link “Visualizar imagens”.

AI Time Machine tem modelo similar a de outras inteligências artificiais como  DALL-E — Foto: Reprodução/AI Time Machine

O recurso é gratuito para as primeiras dezenas de imagens criadas – a depender da promoção em vigor, de 40 a até 160 peças. Depois disso, é necessário pagar $ 12 (aproximadamente R$ 63) para continuar usando a ferramenta

Critérios das fotos

Para que o trabalho tenha os melhores resultados, é necessário incluir pelo menos três fotos de corpo inteiro, cinco da parte superior do corpo, 10 do rosto e dois perfis laterais. As imagens também devem atender a alguns critérios diferentes, de acordo com a reportagem do Business Insider:

– Aparecerem apenas a pessoa

– Serem tiradas em dias diferentes e em horários diferentes

– A pessoa retrata precisa mostrar uma “variedade de expressões”, incluindo olhar em direções diferentes, usar pouca ou nenhuma maquiagem e evitar o uso de óculos de sol

É importante destacar que não se pode fazer upload de fotos de menores, nudez, políticos e ou que façam referência a discurso de ódio.

AI Time Machine é segura de usar?

Nem todas as ferramentas de IA são seguras de serem usadas. Muitas delas usam as fotos enviadas pelos usuários para treinar mais ferramentas de inteligência artificial, reter o direito de usar as imagens em anúncios ou até mesmo vendê-las para terceiros.

No caso do AI Time Machine, a MyHeritage afirma em uma seção de perguntas frequentes no site que qualquer foto enviada permanecerá exclusivamente nos seus servidores privados e não será comercializada. A empresa também esclarece que, depois de receber as fotos geradas por IA, elas pertencem ao usuário e não podem ser usadas em publicidade ou outro tipo de material.

Sarah Vanunu, diretora de relações públicas da empresa, disse também que “as fotos enviadas por um usuário não são usadas para treinar [ou] refinar qualquer algoritmo de IA”, apenas para criar fotos individuais.

Apesar disso, o Business Insider aponta que a IA da companhia é uma versão do Stable Diffusion, um modelo de inteligência artificial criticado por permitir o roubo de imagens. Embora o AI Time Machine possa não ajudar a treinar esse modelo, ele ainda usa um mecanismo que é treinado no trabalho de outras pessoas sem o consentimento delas.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2022/12/inteligencia-artificial-mostra-como-usuarios-seriam-em-diferentes-momentos-da-historia.ghtml