Inteligência artificial identifica compatibilidade entre duas pessoas durante encontro

O sistema mede sinais como suor, padrões respiratórios e frequência cardíaca dos interlocutores.

Uma nova inteligência artificial desenvolvida nos Estados Unidos é capaz de identificar como foi um encontro entre pessoas a partir de informações como medição de suor, de padrões respiratórios e da frequência cardíaca dos envolvidos.

A inovação é obra de um grupo de engenheiros da Universidade de Cincinnati, que treinou um computador usando dados de tecnologia vestível para que ele identifique o tipo de conversa que indivíduos estão tendo com base em suas respostas fisiológicas. As informações são do jornal New York Post.

Para testar o sistema, 16 pares de participantes foram convidados a de ter quatro diálogos diferentes: um positivo, em que discutiram um tópico em que concordavam; um negativo, em que discutiram algo que discordavam e dois sobre um tema agradável, em que cada um se revezou na condução da fala.

A IA foi capaz de determinar com uma precisão de 75% estes quatro cenários, mesmo quando a conversa ocorreu virtualmente, pelo Zoom. A reportagem explica que os resultados dependem do fenômeno conhecido como “sincronia fisiológica”, que pode mostrar como os indivíduos estão engajados a partir de como seus batimentos cardíacos, respiratórios e de transpiração se alinham.

Iman Chatterjee, pesquisador principal deste trabalho, disse que isso provavelmente faz parte da adaptação evolutiva – segundo ele, os humanos evoluem para compartilhar e colaborar, o que pode se manifestar no subconsciente.

Ele relatou ainda que uma versão modificada do sistema que ajudou a desenvolver pode medir o nível de interesse que uma pessoa está tendo na conversa e quão compatível os dois interlocutores são. O próximo passo é ver quantas nuances os bate-papos têm.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/02/inteligencia-artificial-identifica-compatibilidade-entre-duas-pessoas-durante-encontro.ghtml