INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GERA IMAGENS DE COMIDA APENAS LENDO A RECEITA

Não é preciso nenhum tipo de descrição visual. A tecnologia só precisa saber quais são os ingredientes e o modo de preparo de tal alimento

Cientistas desenvolveram uma tecnologia capaz de reproduzir a imagem de um alimento somente lendo a receita (Foto: Pexels)

tecnologia avança em ritmos que, às vezes, não conseguimos acompanhar. E é sobre mais uma dessas novidades tecnológicas que os cientistas de computação Ori Bar El, Ori Licht e Netanel Yoseph da Universidade de Tel Aviv apresentaram recentemente.

Segundo a Fast Company, pesquisadores desenvolveram algoritmos em Inteligência Artificial (IA) que são capazes de gerar imagens de comidas apenas lendo a receita do alimento. Para que a IA funcione, não é necessário conter qualquer tipo de descrição visual, bastam os ingredientes e modo de preparo daquele alimento.

Para fazer os testes da nova tecnologia, os cientistas não deixaram a máquina ler o nome da receita, pois acreditavam que ela seria capaz de gerar tal imagem somente pelas descrições da mesma.

O método baseia-se em GANs (Generated Generative Adversarial Networks). O primeiro passo da IA é analisar uma receita, desde ingredientes até toques finais, convertendo texto em vetores numéricos. Os cientistas chamam esse processo de “interpretação de texto” e ele foi projetado para entender o que está na página por meio de mapeamento semântico para outras partes do conteúdo.

O segundo passo inclui um GAN que analisa esses vetores e os compara a outras descrições de mais de 50.000 fotos de alimentos do mundo real. Depois desse processo de aprendizado, a IA gera imagens sintéticas de novas receitas.

Por enquanto, a tecnologia tem mostrado melhores resultados com sopas, arroz e enchiladas (uma panqueca de milho mexicana) do que outras receitas como os assados ​​de domingo ou hambúrgueres. No entanto, os cientistas explicam que isso ocorre apenas porque eles usaram fotos de baixa resolução com pouca iluminaçãopara o treinamento desses alimentos.

FONTE: CASA E JARDIM