Inteligência artificial está sendo usada para descobrir novas ligas metálicas

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE REDUZIR O TEMPO E CUSTO PARA CRIAÇÃO DE LIGAS METÁLICAS. EQUIPE DA UNIVERSIDADE NORTHWESTERN USOU TECNOLOGIA PARA CRIAR NOVA COMBINAÇÃO DO VIDRO METÁLICO (FOTO: THINKSTOCK)

Uma nova combinação para criação de vidro metálico foi descoberta por uma equipe da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, graças ao uso de inteligência artificial. Essa tecnologia irá reduzir o tempo e custo para descobrir e aprimorar ligas metálicas (materiais de propriedades semelhantes às dos metais e que contêm ao menos um metal em sua composição).

A nova “fórmula” foi descoberta graças ao uso de um sistema que combina machine learning com experimentos, que rapidamente faz centenas de amostras de materiais. Isso possibilitou a descoberta de três novas combinações de ingredientes que formam o vidro metálico, fazendo isso 200 vezes mais rápido do que poderia ser feito antes.

O vidro metálico é mais leve e forte do que aço e mais resistente ao desgaste e à corrosão. Por isso, é frequentemente usado como revestimento protetor e alternativa ao aço.

Como qualquer liga de metais, esse material foi criado reorganizando átomos de vários metais de novas maneiras. De acordo com o Northwestern Now, nos últimos 50 anos, apenas algumas milhares dos milhões de possíveis combinações dos ingredientes usados para fazer vidro metálico foram estudados. Isso é, até os pesquisadores começarem a usar o sistema com inteligência artificial.

“Tipicamente leva uma ou duas décadas para obter material de uma descoberta para uso comercial”, disse Chris Wolverton, professor de ciência e engenharia de materiais no Robert R. McCormick School of Engineering and Applied Science. “Esse é um grande passo em tentar reduzir esse tempo. Você poderia começar com uma lista de propriedades que quer em um material e usar IA para estreitar rapidamente o enorme campo de materiais potencias para poucos bons candidatos.”

FONTE: ÉPOCA