Inteligência artificial da Nvidia transforma esboços em paisagens realistas

Software GauGAN faz com que até o pior dos desenhistas possa criar cenários de tirar o fôlego

Nvidia apresentou nesta segunda-feira (18) um programa que usa recursos de inteligência artificial para criar paisagens realistas a partir de desenhos básicos. O software GauGAN não tem previsão de lançamento comercial, pois ainda está em fase de testes. Entretanto, a marca afirmou, durante o evento Nvidia GTC 2019, do qual a StartSe participa, que pretende disponibilizar uma versão demo no AI Playground, sua base de pesquisa em programas de inteligência artificial.

O GauGAN oferece ao usuário uma paleta de cores semânticas, em que cada uma representa um elemento da natureza. As cores são identificadas por um nome e não pela sua tonalidade; as variações do verde, por exemplo, levam o nome de “tree” e “grass”. Com as ferramentas “lápis”, “pincel” e “balde de tinta” – quem usava o Microsoft Paint vai se identificar –, basta desenhar um esboço qualquer e deixar que a inteligência do software faça o resto.

“O nosso objetivo é utilizar a inteligência artificial para entender o mundo real e como ele se transforma”, disse Brian Catanzaro, vice-presidente de pesquisa em Deep Learning da Nvidia. Em sua apresentação, que mostrou as funcionalidades do GauGAN, Catanzaro fez um primeiro desenho de uma paisagem simples, com um sol, uma montanha e uma árvore. Ao trocar a figura do sol por neve, automaticamente o desenho se modificou, as folhas da árvore caíram e parte da montanha foi coberta por neve.

“A inteligência artificial foi treinada para entender que mudanças climáticas alteram o meio ambiente. Estamos ampliando o repertório de usos de inteligência artificial e machine learning e acreditamos que este software terá aplicações em diversas áreas”, “, disse Catanzaro. O vídeo abaixo demonstra o funcionamento do programa:

FONTE: STARTSE