abr 23

Inteligência Artificial coloca Obama a dizer coisas que nunca disse

Inteligência artificial e fake news. Dois conceitos que com certeza não abandonarão a discussão pública sobre o futuro da internet (e até da própria humanidade). Como é que será a propaganda política do futuro? Como serão atacados os oponentes políticos? Poderá o vídeo ser manipulado a um ponto de colocar alguém a dizer coisas que nunca disse?

Aqui fica um vídeo do Obama a dizer coisas que nunca disse:

Ainda está longe da perfeição, mas é um presságio do que o futuro nos pode reservar: imagens e vídeos falsos cada vez mais realistas. O vídeo foi feito numa parceria entre o comediante Jordan Peele e o BuzzFeed. A companhia de produção do Jordan Peele realizou uma mistura entre tecnologia nova e antiga: O Adobe After Effects e o “face-swapper” FakeApp, que funciona a parte de inteligência artificial. É a aplicação que ficou famosa pela sua capacidade de alterar as faces de actores de pornografia para colocar alguém no vídeo que nunca lá esteve. Aqui, a utilização é outra: a face do Obama é alterada apenas o suficiente para parecer que ele está a dizer coisas que nunca disse. A voz é trabalho do Jordan Peele, que é famoso por imitar celebridades.

Sim, a tecnologia não é propriamente uma novidade, mas está a ficar cada vez mais sofisticada e fácil de usar. Já existem ferramentas disponíveis para realizar vídeos deste género em tempo real. A Adobe está a criar um “Photoshop para áudio” que permite editar diálogo tão facilmente como se edita uma fotografia. Outras startups, como a canadiana Lyrebird, já anunciaram estar a desenvolver tecnologia para imitar vozes humanas a partir do digital.

O futuro das notícias e da informação na internet poderá estar mais repleto de falsa informação do que o presente, que já é mau o suficiente.

FONTE:  MAIS TECNOLOGIA