Inteligência artificial: 5 aplicações da IA que você não imaginava

Os softwares inteligentes desempenham tarefas que vão desde a previsão de terremotos, até auxiliar na produção de conteúdo para web; confira.

A Inteligência Artificial pode ser entendida como um sistema de computador, o qual funciona a partir da análise de conhecimentos humanos e reproduz tarefas que, geralmente, apenas as pessoas seriam capazes de desempenhar. Dentre as atuações mais conhecidas, é possível ligar e controlar aparelhos, ler as últimas notícias em jornais online, e até fazer ligações. A seguir, confira cinco aplicação da IA que você imaginava.

Prever o aparecimento de terremotos

sensor de terremotos por ia

Pesquisadores da Stanford University, localizada nos EUA, desenvolveram uma inteligência artificial cuja capacidade sistêmica obtém um sinal mais nítido sobre a aproximação de terremotos. De forma geral, os algoritmos trabalham em conjunto com a IA, intitulada de UrbanDenoiser, filtram os ruídos sísmicos externos e aumentam a qualidade do sinal da atividade para detectá-la com maior precisão. A tecnologia ainda captura assinaturas sísmicas que anteriormente não conseguiam ser registradas pelos aparelhos mais antigos.

Prever crises de fome

O Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) desenvolveu, em 2017, um sistema de inteligência artificial com a capacidade de informar o Quênia sobre possíveis períodos de fome no país. O nome da ferramenta é Nutrition Early Warning System, a qual analisa contextos climáticos, mudanças significativas no mercado, a produção agrícola local, dentre outros fatores, para emitir alertas de perigo às autoridades. Os alertas são importantes para auxiliar na rápida tomada de decisões e combater as consequências trazidas por uma nova crise nutricional na nação.

Auxiliar na contratação de possíveis funcionários

robo-lacos-sociais

Levando em conta que o nível de desemprego no país é grande, é inevitável que o número de pessoas interessadas em ficar empregada seja maior que o número de vagas disponíveis. Por isso, sites como Gupy passam por uma sobrecarga de currículos, que chegam todos os dias de todo o Brasil. Para ler cada um deles e enviar às empresas os currículos com maior índice de afinidade com cada vaga, os sites detêm um sistema de inteligência artificial: o robô analisa cada inscrição enviada, seleciona as que atendem os requisitos da vaga, e os envia para a empresa.

A utilidade deste sistema é perceptível pela diminuição de currículos que a empresa terá de avaliar. Portanto, se antes havia 600 inscrições de candidatos para um trabalho, após a IA encontrar os usuários mais compatíveis, este número pode cair para 20 ou menos. Tudo depende da quantidade de trabalhos disponíveis e quais palavras-chaves as empresas utilizaram para filtrar os escolhidos.

Criar robôs para atender clientes

Talvez esta aplicação seja uma das que mais oferece contato com a maioria dos públicos, embora muitas pessoas não percebam que são atendidas por uma IA. Ela está presente de forma virtual em diversos aplicativos, em ligações telefônicas, sites, e fisicamente em softwares computadorizados em clínicas médicas. Basicamente, a IA possui um código próprio que a permite detectar diferentes demandas dos usuários e fornecer respostas ou suportes pré-programados para solucionar o problema ou fornecer orientações.

Já é possível encontrar a presença da IA nos chats do WhatsApp para marcar consultas médicas, em chats de conversa na aba de “Suporte” nos aplicativos de bancos, e até nas ligações telefônicas. A IA deste último exemplo analisa a voz e a informação transmitida pelo cliente via ligação, e se baseia nela para informá-lo sobre o que procura. De uma forma ou de outra, os robôs virtuais solucionam problemas, oferecem informações, fazem pesquisas em seus sistemas, imprimem documentos ou senhas, marcam consultas e muito mais.

Montar roteiros em pouco tempo

criando roteiro de vídeo no chatgpt

Sistemas de IA como o ChatGPT podem ser utilizados para vasculhar a internet e montar, de forma autônoma, listas ou parágrafos recheados de conteúdos que facilitem a rotina dos usuários. Como principal exemplo, podemos utilizar a ferramenta para montar listas de assuntos para escrever em um jornal, roteiros de vídeos para o YouTube ou programas de podcasts, ideias para escrever TCCs de cursos de educação superior, e muito mais.

Basta acessar o site oficial do ChatGPT e solicitar ao robô o que você deseja. É importante destacar que, quanto mais detalhes e informações você fornecer, mais fácil será para a inteligência artificial desenvolver um roteiro que se adeque às suas necessidades.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/04/24/internet-e-redes-sociais/inteligencia-artificial-5-aplicacoes-da-ia-que-voce-nao-imaginava/