Instagram muda para “manter longe pessoas com más intenções”

O brasileiro Mike Krieger, cofundador da rede social, disse que o usuário terá mais proteção contra hackers e mais informações sobre os perfis que segue.

LOGOTIPO DO INSTAGRAM (FOTO: JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES)

O Instagram anuncia hoje uma série de mudanças para deixar o aplicativo e a comunidade de usuários mais seguros. O “pacotão” aborda aspectos como autenticidade das contas, selos de verificação e processos mais seguros para login nas contas. “Para mim, como CTO do Instagram, é extremamente importante manter pessoas com más intenções longe da plataforma. Isso significa garantir que as pessoas que você segue e as contas com as quais interage são quem elas dizem ser e barrar os indivíduos mal-intencionados antes que causem quaisquer danos”, escreve o brasileiro e cofundador do Instagram Mike Krieger em uma publicação.

É possível perceber uma preocupação em não permitir que o Instagram vire um espaço de disseminação de desinformação, como acontece com oFacebook — caso você não se lembre, o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão.

O primeiro anúncio de hoje é sobre a exibição de informações relacionadas às contas que alcançam grandes públicos na rede social. Uma nova opção no menu da página de usuário, chamada “Sobre esta conta”, exibirá dados como data de criação, país de origem e alterações no nome, entre outros.

Inicialmente, contas com grandes audiências terão o recurso a partir de setembro. Posteriormente, ainda sem data divulgada, essas informações poderão ser vistas sobre quaisquer contas.

O Instagram ainda começa a permitir que usuários peçam por verificação do nome de usuário — quando se tem aquele sinal de “verificado”. Um formulário será disponibilizado dentro do próprio aplicativo. Os pedidos de verificação serão analisados pela rede social. O usuário, vale o aviso, terá de “fornecer o nome de usuário da sua conta, seu nome completo e uma cópia da sua identificação legal ou comercial” para comprovar a autenticidade.

FONTE: ÉPOCA