Inovações odontológicas garantem o bem-estar dos pacientes

Injetor Mecânico de Anestésicos e o Aparelho Fixador e Passador de Fio Dental foram desenvolvidos por dentista em parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic

Os cirurgiões-dentistas, que são alunos das especializações ofertadas pela Faculdade São Leopoldo Mandic, desenvolveram relevantes inovações para proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes com necessidades especiais.

Para amenizar a dor sentida pelos pacientes que tenham agonia da injeção de anestesia local, necessária em vários procedimentos odontológicos, o implantodontista Dr. Dilgênio Tiburski Júnior desenvolveu o Injetor Mecânico de Anestésicos.

O injetor é composto por um corpo semelhante a um carpule (seringa usada na aplicação de anestesia dentária) e equipado com dispositivo rotacional controlados por um motor que aplica o anestésico de forma lenta, controlada para reduz a sensação dolorosa e a ansiedade do paciente.

O baixo custo do aparelho é o diferencial para os dispositivos eletrônicos que existem no mercado. Enquanto alguns dispositivos fazem a injeção eletrônica de anestesia custar cerca de R$ 8 mil, o dispositivo criado na SLMANDIC, ficará em torno de 100 a 150 reais.

Outra criação inspiradora é o Aparelho Fixador e Passador de Fio Dental, criado pelo Dr. Marcelo Coelho de Carvalho, de Cuiabá (MT), durante o projeto de mestrado na Faculdade São Leopoldo Mandic.

Inspirado em uma paciente que não possuía um dos braços e se sentia constrangida em pedir ajuda passar o fio dental, o fixador de fio dental tem custo baixo, bem próximo o preço de uma escova de dente.

O aparelho, fabricado com material de acrílico ou plástico, possui cabo, centro para apoio com quatro furos, bifurcação com duas extremidades e dois furos cada, para a passagem e fixação do fio dental. O equipamento é muito simples e pode ser manipulado por enfermeiros, cuidadores e familiares dos pacientes com necessidades especiais.

Ambas as criações dos dentistas em parceria com a Faculdade SLMANDIC têm patentes registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada pelo MEC uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 10 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação. Canais:slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.

FONTE: SEGS