jun 14

Inovação, Inteligência Artificial, Neurociência e Varejo são temas de conferência internacional

Cerca de 500 pessoas participaram ontem (13.06) da edição 2019 da conferência anual promovida pela Associação Brasileira de Automação- GS1 Brasil, em São Paulo. Integrante do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da associação e apoiadora do evento, a GIC Brasil estruturou ilha de experiência, na qual apresentou o projeto de utilização de imagens e inteligência artificial para a gestão da operação física de lojas no varejo supermercadista.

“Um evento com uma agenda do século XXI”, disse o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, na abertura do evento. Segundo ele, induzir processos de inovação representa um processo da construção. “Essa é a grande diferença de inovar nos dias de hoje”, complementou o secretário, lembrando a presença de startups na conferência.

O evento foi realizado este ano sob o tema ‘It’s a Match!’ (“Uma Combinação Perfeita!”, no português), justamente sobre a sinergia crescente entre empresas e tecnologia: o impacto da inovação para a evolução dos negócios e o desenvolvimento econômico e social. “Estamos trabalhando cada vez mais de forma digital e esta é a chave da nossa expansão e inovação”, diz o diretor de Operações da GIC, Ivan Fernandes.

A jornada do evento incluiu o compartilhamento de cases de sucesso de empresas, formação de parcerias prósperas, tendências na era digital, neurociência aplicada à decisão de compra, indústria 4.0 e o avanço das startups em novos desenvolvimentos de tecnologia e de relacionamento com o cliente. Um dos principais momentos da conferência foi a palestra da Diretora da Creative Business University, na Holanda, Nathalie Brähler.

Na prática, Nathalie é uma das principais especialistas globais em conectar o “futuro próximo” ao “aqui e agora”, bem como em novos ecossistemas de transformação no mundo dos negócios. Também participaram do evento o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, e a Vice-Presidente de Global Public Policy da GS1, Elizabeth Board.

Para Elizabeth, a gestão de dados é um dos principais desafios local e global para as empresas e os negócios. Ela trouxe depoimentos em vídeo de lideranças empresariais no exterior sobre o assunto. O Brasil foi escolhido para início do projeto global Verifyed by GS1, junto com a Índia. O projeto prevê avanços e novas compatibilizações na identificação de produtos, e será estendido a outros países.

Durante o evento, a GIC apresentou novo modelo de automação com a utilização do reconhecimento de imagens e inteligência artificial, que será lançado comercialmente no segundo semestre. O módulo amplia o espectro de funcionalidades do RUB, sistema pioneiro de gestão da área de vendas de lojas criado pela GIC e atualmente utilizado por 10 mil usuários em cerca de 700 lojas do varejo do Brasil, Panamá, Colômbia e Angola.

Em fase final de testes, o módulo conta com algoritmos para o reconhecimento de produtos por meio da captura de imagens, que permitem que o sistema aprenda o padrão captado em cada loja e ofereça respostas mais rápida aos desafios encontrados. O RUB identifica falhas de oferta de produtos nas gôndolas, diagnostica a situação encontrada e direciona as tarefas necessárias ao controle e combate das rupturas de exposição de produtos, além de conjunto de funcionalidades.

FONTE: POLINIZE