A inovação é como uma tsunami: a primeira onda é imperceptível

Em tecnologia, cada passo representa um imensidão, já que o desenvolvimento é exponencial e não linear

Especialista em startups e co-fundador do StartSe, maior ecossistema de startups do Brasil

 em 6 de novembro de 2017

 

As grandes inovações não acontece uma vez. Elas surgem em passos lentos, quase imperceptíveis, assim como uma tsunami. As primeiras ondas parecem inofensivas, mas elas são um alerta a respeito a grande mudança que vem na sequência.

Isso aconteceu em diversas indústrias, ao longo dos anos. Ninguém notou o Uber, em 2009, ou o Airbnb, em 2008. Mas depois das primeiras ondas, uma grande transformação aconteceu no mercado de transporte de passageiros e de hotelaria.

Essa mesma lógica se repetiu com outras empresas como Google, Facebook, Youtube e muitas outras. E vai se repetir ainda inúmeras vezes.

Isso acontece porque os passos evolutivos da tecnologia são exponenciais. Nós, humanos, nos acostumamos com a lógica de que, se dermos 30 passos, andaremos 30 metros. Mas no que diz respeito a tecnologia, cada passo representa um imensidão, já que o desenvolvimento é exponencial e não linear.

Esse movimento de crescimento exponencial vai acontecer cada vez mais rápido e vai atingir diversos mercados e carreiras. Tanto que o StartSe criou um evento para discutir as inovações que vêm sendo criadas por startups e que estão mudando a forma como fazemos negócios.

No Corporate Startup Innovation você vai ver como grandes companhias estão acompanhando essas transformações e extraindo grandes oportunidades.

Para conhecer mais sobre isso, acesse o site do programa e veja como é importante participar dessa mudança.

FONTE: https://conteudo.startse.com.br/mercado/juniorborneli/inovacao-e-como-uma-tsunami-primeira-onda-e-imperceptivel-corporate/