Impressora 3D portátil imprime pele diretamente nas feridas

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram uma impressora 3D portátil capaz de produzir pele para ser colocada diretamente em queimaduras e machucados. O aparelho usa fita adesiva para implantar biomateriais à base de proteína, como o colágeno, diretamente na área afetada. Ou seja, substitui o enxerto de pele removida de um doador.

Por pesar menos de 1 kg e ter o tamanho de uma caixa de sapatos, a impressora facilita seu uso e acelera o processo de aplicação da pele em feridas profundas e durante cirurgias, por exemplo.

“As bio impressoras 3D mais atuais são volumosas, trabalham em baixa velocidade, são caras e são incompatíveis com a aplicação clínica”, disse o professor Axel Guenther, responsável por supervisionar a pesquisa conduzida pelo estudante de doutorado Navid Hakimi, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Engenharia. A equipe acredita que o aparelho seja o primeiro que forma tecidos in situ, depositando e estabelecendo-se dentro de dois minutos ou menos.

Isso representa um ganho drástico para a cicatrização e cura. “Nossa impressora de pele promete adaptar tecidos para pacientes específicos e características da ferida”, diz Hakimi. “E é muito portátil”.

FONTE: UOL