maio 12

im.fusion: instalação tecnológica permite interatividade com diferentes ambientes e contextos

Já em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), a instalação im.fusion chega a São Paulo para propor “uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro”, em diferentes ambientes e contextos.

 Ao longo de 12 minutos, os visitantes estarão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções cheias de efeitos especiais gráficos e sonoros.
A experiência multimídia ocorre em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Os visitantes poderão explorar três cenários, começando pelo “contato” com moléculas, seguindo para a diversidade de um ecossistema e, por fim, explorando a imensidão do universo.
“As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É como uma metáfora da interação do Homem com a natureza”, explica Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada em colaboração com mais dez pessoas no Brasil, no Chile e nos Estados Unidos.

Segundo os organizadores, desde o princípio a im.fusion previa a interação do público sem necessidade de contato físico, num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início.

 Com a pandemia, novas medidas foram adotadas. Entre elas, uma cortina de tecido separando o espaço, tratamento antibacteriano e equipamentos de filtragem do ar. Outro cuidado é o limite de oito pessoas por sessão, respeitando o distanciamento social.

im.fusion. Imagem: Agência Galo

A instalação foi criada pela Deeplab Project e produzida pela Dellarte Soluções Culturais em parceria com a BM Produções, e conta com o apoio da On Projeções. A im.fusion estará em cartaz até o dia 20 de junho de 2021, e as visitas podem ser feitas de terça-feira aos domingos, das 11h às 16h30.

Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente em www.mis-sp.org.br e custam R$ 10 para os adultos ou R$ 5 para crianças acima dos cinco anos. Crianças menores não pagam, e às terças-feiras a entrada é gratuita para todos. O Museu da Imagem e do Som (MIS) fica na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa, em SP.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/12/reviews/im-fusion-instalacao-tecnologica-permite-interatividade-com-diferentes-ambientes-e-contextos/