maio 08

Igreja Investe em Tecnologia para se Aproximar de Pessoas

Mais de 300 profissionais que atuam na área em instituições adventistas se reuniram para debater a como potencializar ainda mais o uso da tecnologia para levar pessoas a Cristo.

Nos últimos anos, a tecnologia tem se aproximado cada vez mais do cotidiano das pessoas. Ela está em quase todo lugar – no sistema financeiro, cultura, entretenimento, economia, educação, comunicação e também no meio religioso. A Igreja Adventista está em busca da melhor forma de aplicá-la em algumas áreas. A tendência é que, com o passar dos anos, a tecnologia esteja tão presente a ponto de que as pessoas não se lembrem como era uma vida sem um fruto do desenvolvimento tecnológico.

“A tecnologia por si só não tem efeito nenhum. Aquilo que a gente faz dela é que a torna boa ou ruim. Nosso papel como Igreja é usar a tecnologia para aproximar as pessoas. A Igreja usa a tecnologia como meio e não como um fim. O propósito é unir as pessoas”, explica Marlon Lopes, diretor financeiro da Igreja Adventista para oito países sul-americanos.

Para o administrador, a função dos profissionais na área de tecnologia da Igreja é fazer uso da ferramenta de uma maneira inteligente para “agilizar a pregação do evangelho”. É por isso que muitos profissionais de tecnologia da informação buscam aplicar seus conhecimentos nos propósitos da Igreja.

Para gerenciar os avanços tecnológicos dentro da Igreja Adventista em toda a América do Sul, em 2017 foi inaugurado o Instituto Adventista de Tecnologia (IATec). Agora, em 2019, foi realizado o IATec Summit, com o objetivo de integrar os profissionais de tecnologia que atuam nas diferentes sedes administrativas e instituições da Igreja Adventista no mundo – que contou com participantes de outros continentes, como o africano, por exemplo.

IATec Summit 2019

Realizado entre os dias 28 e 30 de abril, o evento reuniu cerca de 300 profissionais de tecnologia que atuam em diferentes funções na Igreja Adventista. Desse grupo, cerca de 150 são funcionários do IATec, que atendem e dialogam com os outros profissionais da área espalhados pelo mundo. “Esse evento foi um verdadeiro marco para nossa equipe. Além de unir nosso setor, ele proporciona uma qualidade de palestras que nos ajudam a ter insights para nossos projetos”, comenta João Santos, que atua no suporte e soluções tecnológicas na sede administrativa da Igreja Adventista para todo o território paulista (União Central Brasileira).

O evento ofereceu debates sobre tendências tecnológicas de diferentes áreas, tais como inteligência artificial, soluções na nuvem, proteção de dados, big data, entre outros. Os participantes também conferiram workshops em que eles puderam conhecer padrões para a solução de situações comuns no cotidiano do escritório das sedes administrativas e instituições adventistas.

Pastor Ted Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista, destacou a importância da tecnologia para o objetivo da instituição (Foto: Divulgação)

A organização do evento planejou tudo com propósito de instruir, motivar, ouvir e integrar os colaboradores de cada sede administrativa. “Acreditamos que quando unimos mais nossa equipe, melhor entendemos as necessidades de cada um e compartilhamos ainda mais soluções que são importantes para os escritórios e igrejas funcionarem bem”, ressalta Eliezer Magalhães, diretor do IATec .

Além dos devocionais, palestras, workshops e a oportunidade de conhecer colegas de lugares diferentes, o grupo também recebeu o presidente mundial da Igreja Adventista, pastor Ted Wilson, como também o presidente para oito países sul-americanos, pastor Erton Köhler.

Evento atraiu participantes de diferentes nacionalidades, inclusive de outros continentes (Foto: Divulgação)

Wilson parabenizou os profissionais pela dedicação ao trabalho, que considera essencial para os propósitos da Igreja. “Esse encontro, assim como o escritório do IATec, representa uma parte vital na estratégia de apresentar a mensagem bíblica para o mundo. Veja, todos nós utilizamos equipamentos tecnológicos, como celulares e computadores. Então essas pessoas brilhantes que participam desse evento estão usando os talentos para o propósito da Igreja. Eu louvo a Deus por isso”, afirma.

FONTE: NOTÍCIAS ADVENTISTAS