iFood anuncia delivery com robôs autônomos a partir de 2020

Empresa também está lançando patinetes para serem usados pelos entregadores.

A partir de janeiro de 2020, o iFood dará início ao projeto de usar robôs autônomos para agilizar seu sistema de entregas de comidas. Desenvolvido em parceria com a Synkar, empresa especializada em Inteligência Artificial, os veículos elétricos têm capacidade para transportar até 30kg em até 12 horas diárias de trabalho.

Contudo, os robôs não entregarão as refeições diretamente para os consumidores, pelo menos em um primeiro momento. Os veículos autônomos farão a retirada do pedido no restaurante, localizado dentro de alguma praça de uma alimentação, e levará até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador humano irá retirar os pedidos e seguirá com a entrega normalmente.

O iFood planeja uma segunda fase de testes, na qual os robês poderão fazer entregas dentro de grandes condomínios residenciais. “Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, diz Fernando Martins, gerente de Inovação Logística do iFood.

Além dos robôs, a empresa anunciou o uso de patinetes para as operações de delivery. O iFood realizou um mês de testes, com a participação de entregadores e um engenheiro da Scoo, companhia de compartilhamento de patinetes que está envolvida no projeto.

Os entregadores poderão optar por pacotes de aluguel diário, semanal ou mensal dos patinetes – que estão sendo desenvolvidos especialmente para este trabalho e possuem freio à disco, pneu maciço de 8 polegadas, capacidade máxima de 150 kg e uma lanterna de LED.

Os patinetes vão começar a ser usados nas regiões da Avenida Paulista e Itaim Bibi, em São Paulo. Nesta fase inicial, serão 20 equipamentos disponibilizados — até o final de novembro deste ano, serão mais 130 em operação. A previsão é que o número seja expandido nos próximos meses em outras localidades.

FONTE: GALILEU