fev 20

IBM REVELA INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A CADEIA DE ABASTECIMENTO

A IBM apresentou cinco inovações científicas e tecnológicas previstas para os próximos cinco anos baseadas em inteligência artificial, blockchain, internet of things (IoT) e cloud com o propósito de introduzir melhorias na cadeia de abastecimento.

Estas inovações científicas e tecnológicas pretendem dar resposta ao crescimento da população mundial e ao esgotamento do ecossistema alimentar.

A companhia pretende digitalizar e processar todos os detalhes do processo agrícola para prever com precisão o rendimento das colheitas, de modo a ajudar os agricultores a expandirem a sua produção.

A IBM está a trabalhar também para que agricultores e fornecedores saibam que quantidade deve ser plantada, encomendada e enviada. Com base na aliança de tecnologia blockchain com dispositivos de IoT e algoritmos de inteligência artificial, pretende-se uma diminuição do desperdício alimentar e que os produtos cheguem aos supermercados mais frescos.

Outro processo que será implementado diz respeito aos micróbios. A IBM pretende introduzir uma tecnologia para analisar rapidamente e a custo reduzido o comportamento dos micróbios em toda a rede alimentar. O propósito é melhorar, de forma significativa, a segurança alimentar dos produtos consumidos.

Os agricultores, os processos de produção e pontos de venda vão ainda poder detectar bactérias perigosas nos alimentos. Este processo será feito através de um telemóvel com dispositivos de Inteligência Artificial.

Também haverá a possibilidade, através de um processo catalisador que digere determinados plásticos, da transformação da eliminação de resíduos e a criação de novos plásticos. Pacotes de leite, caixas de bolachas e sacos de supermercado serão todos recicláveis.

FONTE: SUPPLY CHAIN