IA nas paredes e chefs em holograma: como serão as casas de 2050, segundo futuristas

Ambientes serão cada vez mais conectados com a inteligências artificial, tecnologias de realidade aumentada e nanotecnologia.

As novas tecnologias prometem revolucionar diversas áreas da nossa vida, inclusive as residências. Após uma conversa com futuristas, o jornal Daily Mail utilizou a ferramenta de design Midjourney, movida por inteligência artificial, para prever como serão as casas daqui a 30 anos.

Segundo os futuristas, as paredes, pisos e tetos poderão conter comandos de voz embutidos e serem transformadas em telas de TV, graças a nanotecnologia. “Com o uso de nanotecnologia e AR, as superfícies podem exibir diferentes cores, texturas ou até mesmo projetar imagens para personalizar a casa”, prevê Mike Ralphs, chefe de tecnologia digital da Quintain Living, locadora de casas com inovações tecnológicas.

Os robôs humanoides serão os responsáveis por cuidar da limpeza e organização das casas. Até 2050, os especialistas acreditam que eles já poderão cozinhar, limpar e até mesmo cuidar de crianças.

A realidade aumentada mudará fundamentalmente o entretenimento, disse Ian Silvera, editor do Future News. “Vestíveis [equipamentos que possuem realidade aumentada ou realidade virtual] podem dar vida à casa, equipamentos e dispositivos”.

As tecnologias podem, por exemplo, brincar com hologramas de renomados chefes de cozinha, exemplifica Silvera. “Um holograma de Gordon Ramsay ensinando você a cozinhar ou JRR Tolkien narrando seus próprios livros em seu quarto — graças à tecnologia AI e AR — pode estar chegando mais cedo do que você pensa”.

Para o especialista, as novas ferramentas também mudarão o entretenimento. “À medida que continuamos a viver na era do smartphone e do streaming, nossas práticas de consumo de mídia mudaram drasticamente em comparação com a era da TV, onde um local centralizado em casa (o aparelho de TV) concentrava as pessoas em uma área para fins de entretenimento”, disse Silvera.

A inteligência artificial estará presente em toda a casa do futuro, acredita Ralphs. “Até 2050, os assistentes de IA anteciparão as necessidades dos residentes e vão gerenciar o consumo de energia”, explicou

Para ele, comandos de voz e reconhecimento de gestos, vão substituir interruptores e botões tradicionais, e as residências terão sistemas de IA personalizados para auxiliar nas tarefas diárias.

A casa do futuro será sustentável, com plantas e folhagens, disponibilizando espaço para o plantio de hortaliças, disse Rebecca Armstrong, diretora administrativa da Making Energy Greener. Para a especialista, os painéis solares poderão substituir as telhas convencionais, gerando energia para a casa. Ela também acredita que as janelas poderão aproveitar a luz solar para gerar eletricidade.

“Tudo isso será feito de forma inteligente, por meio do sistema, podendo ser ativado por comando de voz. Então, por exemplo, diremos: “Jarvis [nome do assistente virtual], está frio. Você pode aumentar a temperatura?” — e Jarvis o fará”, exemplifica

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/05/ia-nas-paredes-e-chefs-em-holograma-veja-como-serao-as-casas-de-2050-segundo-futuristas.ghtml