fev 26

IA é usada para determinar a idade de pessoas somente analisando seus olhos

Pesquisadores da Haut.AI, junto ao Insilico Medicine, desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de determinar com precisão a idade cronológica de uma pessoa com base em biomarcadores visuais não-invasivos do envelhecimento. O estudo mostra que o biomarcador mais preciso é a pele ao redor dos cantos dos olhos.

A IA, então, consegue prever a idade de uma pessoa com apenas 2,3 anos de margem de erro. Para isso, o estudo usou 8.414 fotos anônimas de alta resolução dos cantos esquerdo e direito dos olhos para demonstrar que é possível estimar com precisão a idade de uma pessoa a partir de uma pequena região de seus rostos. As áreas do canto ocular e da pálpebra tiveram o impacto mais significativo na predição da idade.

Graças à pesquisa, agora é possível desenvolver sistemas anonimizados para prever a idade usando apenas imagens dos cantos dos olhos das pessoas, e isso pode ser usado em intervenções médicas personalizadas e tratamentos para o envelhecimento da pele. Ainda, preditores precisos de idade cronológica podem ser usados para avaliar o impacto que determinados estilos de vida, intervenções médicas e estéticas têm no processo do envelhecimento.

FONTE: CANAL TECH