Programa de 12 semanas começa hoje. Startups podem aproveitar estrutura da Intel e obter financiamento, além de mentoria personalizada.
O Intel Ignite, programa de aceleração de startups em estágio inicial da Intel, está iniciando sua sexta edição na Europa. A partir de hoje, 10 startups participarão do programa de 12 semanas em Munique, na Alemanha.
As startups selecionadas atuam com uma variedade de novas tecnologias, desde inteligência artificial até energia de fusão nuclear e computação quântica. Elas receberão suporte personalizado em sua jornada de crescimento, que inclui orientação, acesso a investidores e a oportunidade de aproveitar os recursos próprios da Intel, que não assume participação acionária sobre as empresas.
“Acreditamos que as startups e os fundadores deste novo grupo têm a oportunidade e o potencial para mudar o mundo”, disse Markus Bohl, diretor administrativo da Intel Ignite Europe ao The Next Web. “Esses empreendedores podem moldar as próximas inovações em IA, a forma como funcionam os dispositivos que usamos todos os dias e o futuro da energia.”
O Intel Ignite foi lançado em 2019. Até hoje, conta com 148 empresas no seu portfólio, que levantaram um total de 1,6 bilhões de euros em financiamento.
Conheça as 10 novas startups participantes do Intel Ignite na Europa:
- Deep Detection (Espanha): Câmeras multiespectrais de raios X para inspeção industrial e identificação de possíveis materiais contaminantes.
- Dotphoton (Suíça): Compactação de imagens de dados brutos sem perdas para operação de IAs. A ideia é otimizar o trabalho de cientistas de dados, que normalmente passam mais tempo preparando dados do que analisando-os de fato.
- Electric SQL (Croácia): plataforma para criar aplicativos modernos de uso instantâneo, com suporte à colaboração multiusuário e funcionamento offline.
- FononTech (Países Baixos): Impressão 3D por impulso para eletrônicos muito pequenos, na faixa de milímetros, bem como materiais condutores e isolantes de energia.
- Giskard (França): Interface de teste e monitoramento para modelos de machine learning, minimizando chances de erros, viés e má performance de plataformas de IA.
- Proxima Fusion (Alemanha): A startup desenvolve uma nova geração de usinas de fusão nuclear, à base de stellarators, dispositivo de plasma que usa campos magnéticos para controlar reações de fusão nuclear.
- Quantum Diamonds (Alemanha): Tecnologia baseada em sensor quântico para análise de falhas de semicondutores e controle de qualidade.
- Semron (Alemanha): Desenvolve chips de alta densidade para aplicações de IA com menor consumo de energia, sem comprometer o poder computacional.
- SuperDuperDB (Alemanha): Permite implantação, treinamento e gerenciamento integrados de quaisquer modelos de IA e APIs.
- Zerve (Irlanda): plataforma colaborativa para ciência de dados, desenvolvimento de IA e exploração visual de dados com resultados prontos para produção.
FONTE:
https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/11/ia-computacao-quantica-e-fusao-nuclear-conheca-as-startups-selecionadas-pela-intel-para-aceleracao-na-europa.ghtml