Hydro Rein e GIG desenvolverão projeto híbrido de energia eólica e solar no Nordeste

Localizado nos estados do Piauí e Pernambuco, empreendimento de 586 MW fornecerá eletricidade para mina de bauxita da Hydro Paragominas

A Hydro Rein e o Green Investment Group (GIG) da Macquarie Asset Management formaram uma joint venture para construir e operar um projeto híbrido de energia eólica e solar de 586 MW no Nordeste do Brasil.

Localizado nos estados do Piauí e Pernambuco, o Projeto Feijão fornecerá eletricidade para a mina de bauxita da Hydro Paragominas e reduzirá ainda as emissões de carbono da Hydro Alunorte, refinaria de alumina da empresa, permitindo a instalação de novas caldeiras elétricas.

Na primeira fase, serão construídas 80 turbinas com capacidade combinada de 456 MW, com a opção de desenvolver até 130 MW de produção de energia solar na segunda fase. O projeto é visto pela Hydro como um importante facilitador para atingir a meta de redução de 30% de CO2 até 2030.

A Alunorte e Paragominas assinaram contratos de compra de energia (PPAs) de longo prazo em dólares sob estrutura de autoprodução, viabilizando o projeto como as principais consumidoras.

A decisão final de investimento para o parque eólico está prevista para o quarto trimestre de 2022, enquanto uma decisão de investimento para o projeto solar será tomada numa fase posterior.

As despesas totais de capital para o parque eólico estão estimadas em US$ 700 milhões. A participação acionária da Hydro Rein será de 49,9%, com os 50,1% restantes detidos pelo Macquarie Green Investment Group Renewable Energy Fund 2.

FONTE: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/projetos/hydro-rein-e-gig-desenvolverao-projeto-hibrido-de-energia-eolica-e-solar-no-nordeste