abr 29

Hospital do Círculo utiliza realidade virtual para reabilitação de pacientes

A tecnologia de imersão aplicada por meio da utilização de óculos de realidade virtual (RV) tem revolucionado o tratamento em pacientes no Hospital do Círculo, em Caxias do Sul (RS). A instituição é a primeira do Estado a disponibilizar essa alternativa a pacientes, crianças e adultos, que precisam de reabilitação fisioterapêutica para complementar tratamentos neurológicos, cardiorrespiratórios, ortopédicos e oncológicos.

A tecnologia foi introduzida na instituição há cerca de oito meses com o objetivo de utilizar a tecnologia como aliada definitiva nos tratamentos de saúde. O projeto, no entanto, vem sendo estudado desde o ano passado em parceria com a Clínica Mobilitare e a empresa Núcleo Sistemas, que buscam entender como replicar os tratamentos tradicionais para o meio virtual. Na clínica foram criados os primeiros ambientes virtuais onde, com o acompanhamento de fisioterapeutas e desenvolvedores de soluções em realidade virtual, a tecnologia foi testada nos  primeiros pacientes. Hoje, ela é utilizada na Sala de Reabilitação Fisioterapêutica do Hospital do Círculo e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta do Hospital.

O coordenador do Setor de Fisioterapia do Hospital do Círculo, Ney Ricardo Stedile, explica que o Hospital dispõe de quatro aparelhos de realidade virtual capazes de desenvolver equilíbrio, força muscular e controle motor, além de estímulos neurológicos. Os pacientes são submetidos ao tratamento conforme seu plano terapêutico. “Existem protocolos de elegibilidade para utilização desta terapia, mas ela está diretamente ligada à reabilitação de pacientes com comorbidades neurológicas, traumatológicas ou aqueles de longa permanência na unidade de terapia intensiva”, complementa Stedile. Após avaliação da equipe assistencial, o paciente é convidado a utilizar os óculos de realidade virtual parametrizado com ambientes que exijam do paciente movimentos relacionados à reabilitação fisioterapêutica. A equipe avalia a resposta aos exercícios com e sem a utilização dos óculos. “Estamos conseguindo alcançar resultados três vezes melhores com a utilização dos óculos”, destaca o fisioterapeuta.

“A aplicação de realidade virtual em outros segmentos já está bem difundida, principalmente em treinamentos para colaboradores, passeios virtuais, laboratórios educacionais, configurador de produtos e de ambientes. O Círculo Saúde está acompanhando de perto esses movimentos e adaptando-os de forma muito segura para a saúde dos pacientes”, comenta a diretora de Operações de Saúde do Círculo, Isabel Cristina Bertuol. Ela adianta que a tecnologia RV em breve será utilizada na linha de cuidado em prótese de quadril e em crianças durante a coleta de exames, vacinas e nas unidades de internação do Hospital, com o objetivo de reduzir o estresse e aumentar a aceitabilidade dos tratamentos. “O Hospital do Círculo está tornando-se referência para outras instituições em relação à utilização da tecnologia a favor da saúde”, completa.

FONTE: https://medicinasa.com.br/hospital-circulo-rv/