Honda vai lançar cadeira de rodas com realidade virtual

Fabricante indica que seu dispositivo deve ser usado para entretenimento, em locais sem obstáculos.

Honda anunciou o lançamento de uma cadeira de rodas que combina realidade virtual (RV) com mobilidade pessoal. Batizado de Uni-One, o dispositivo vai integrar o ambiente físico com o cenário tecnológico da “realidade estendida” (RE). A empresa indica que a novidade será usada apenas para entretenimento.

Cadeira de rodas com realidade virtual da Honda

A Honda descreve o dispositivo como “nova experiência de realidade estendida que combina realidade virtual com dispositivos de mobilidade pessoal”.

A intenção é melhorar a experiência virtual, unindo o cenário dentro da tecnologia com o espaço ao redor real. Como exemplifica o The Verge, a Honda pode simular corridas em paisagem alienígena e usar a parte superior do corpo, tornando tudo mais envolvente.

O Uni-One ainda tem viva-voz, controle de equilíbrio e se eleva a posição “alta” de até 70 cm para ficar mais próximo do nível das outras pessoas.

Como funciona e especificações

  • Quando estiver sentado, o usuário pode se mover para frente e para trás, diagonal ou lateralmente, apenas inclinando o corpo na direção indicada, deslocando seu próprio peso;
  • Ainda, é possível dirigir usando um joystick;
  • Quando não estiver na posição “alta”, o usuário fica na altura de pessoas sentadas ou crianças pequenas;
  • Ele pesa cerca de 70 kg e pode chegar a algo em torno de 4 km/h;
  • A cadeira de rodas é movida por bateria substituível de íons de lítio, com 8 km de alcance e capacidade para pesos de até 110 kg;
  • O Uni-One é baseado no monociclo Uni-Cub da Honda, de 2012, e será apresentado no evento SXSW em Austin, Texas, no próximo mês.

Onde usar a cadeira de rodas da Honda

No anúncio, a Honda não associa o dispositivo de RV, sua “cadeira de rodas”, a pessoas com deficiência. Ou seja, apesar do nome, o uso é contraindicado.

A marca diz que a tecnologia é ideal para o entretenimento e pode ser usada em shoppings, parques temáticos e outras instalações de diversão internas ou externas – basta ter espaço suficiente para se locomover.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2024/02/28/reviews/honda-vai-lancar-cadeira-de-rodas-com-realidade-virtual/