nov 12

Honda vai comprar eletricidade renovável eólica e solar

A casa japonesa vai cumprir a maior compra de energia limpa, ao chegar a acordo para adquirir 320 megawatts de energia de parques eólicos e solares dos Estados Unidos.

Esta é a maior compra de energia limpa por parte de um construtor automóvel, com 320 megawatts adquiridos a parques eólicos e solares localizados nos estados norte americanos do Texas e do Oklahoma.

A Honda irá utilizar esta eletricidade para compensar as emissões das suas fábricas localizadas no Ohio, Indiana e Alabama, conforme comunicou a marca de Tóquio em comunicado. Com esta compra, a Honda irá reduzir em 60% as emissões produzidas pelas suas unidades de produção nos EUA.

 De acordo com a Bloomberg, a Honda está a fazer o mesmo que outros construtores, embora em menor escala, estão a seguir, apostando nas energias renováveis, percebendo que a energia eólica e solar é mais barata e permite reduzir significativamente a produção de gases de estufa. A mesma agência diz que as compras de energia limpa já chegaram à marca histórica de 13,4 gigawatts em 2018 e que 2019 irá bater, por larga margem, esse recorde.

Conforme refere Ryan Harty, responsável pela área da conectividade e ambiente da Honda nos EUA, “nos últimos anos é que nos apercebemos até onde a eficiência energética nos pode levar. Se queremos fazer drásticas reduções de CO2 no processo de produção, precisamos de fazer uma aposta muito forte nas energias renováveis.”

No mesmo comunicado, a Honda refere que começará a comprar energia no outono de 2020 ao Parque Eólico de Boiling Springs, no Oklahoma e no ano seguinte comprará energia no Texas. Registe-se que a operação norte americana da Honda utiliza 20% de energias de baixa ou zero emissões de gases com efeito estufa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

FONTE: AUTO MAIS