ago 25

Healthtech explica o que é cuidado integral e fala sobre sua importância

Paciente precisa ser visto como um ser completo em todas as suas necessidades, considerando-se que o corpo e a mente são uma unidade indivisível

Cuidado integral tornou-se uma expressão em alta: muito se fala sobre o assunto e o quanto ele é importante, entretanto, poucas pessoas sabem o que ele significa na prática. “O cuidado integral é uma forma preventiva e estratégica de atenção primária à saúde, com foco no atendimento personalizado e centrado na pessoa e não somente na doença em si”, afirma Renata Tavolaro, Head de Psicologia da OrienteMe, plataforma que fortalece a saúde psicológica e nutricional das empresas.

Além disso, Fernanda Mondin, Head de Nutrição da Orienteme, lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Sendo assim, o paciente precisa ser visto como um ser completo em todas as suas necessidades, considerando-se que o corpo e a mente são uma unidade indivisível”.

Por isso Renata também reforça queos fatores emocionais e físicos precisam funcionar em sintonia. “A atenção aos aspectos psicológicos é tão importante quanto os cuidados com o corpo. Estudos já comprovam que desequilíbrios emocionais provocam doenças físicas e vice-versa”, revela ela, reforçando a importância de se autoconhecer, cuidar da qualidade dos pensamentos e das emoções.

Conforme a psicóloga explica, no modelo tradicional, existe a fragmentação do cuidado com o paciente por meio de tratamentos específicos, divididos por especialidades médicas, o que dificulta visualizar o paciente como um todo. Entretanto, empresas que utilizam o conceito do cuidado integral proporcionam um cuidado efetivo e personalizado aos colaboradores, obtendo como resultado um pessoas mais saudáveis e produtivas para desenvolver suas atividades.

“Além disso, demonstrar interesse em cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores é uma forma de valorizar as pessoas e promover qualidade de vida e bem-estar”, avalia a especialista.

Segundo Fernanda, o cuidado integral deve ser focado no acompanhamento multidisciplinar, contemplado por profissionais de diversas áreas que colaboram entre si. A prevenção, promoção da saúde, tratamento e reabilitação são algumas ações aplicadas nesse modelo. “Deste modo, cabe também às empresas tal mentalidade e preocupação com seus colaboradores”, lembra a Head de nutrição da OrienteMe.

Mas o que fazer para proporcionar esse cuidado aos colaboradores? O primeiro passo é analisar quais as necessidades do time e quais programas conseguem proporcionar benefícios diversificados, do bem-estar físico ao emocional. “A oferta de programas de promoção à saúde para sua população, assim como a disponibilidade de plataformas de saúde para auxiliar o colaborador neste processo são algumas das opções adotadas por empresas que se preocupam com a saúde integral de seus funcionários e da população em geral”, conclui Renata.

FONTE: https://www.saudebusiness.com/healthtechs/healthtech-explica-o-que-e-cuidado-integral-e-fala-sobre-sua-importancia