Headset Pico 4 é lançado com integração ao TikTok e rivaliza Meta Quest 2

Headset de realidade virtual ganhou tela de resolução mais alta em relação ao modelo anterior, e bateria deve durar até três horas

O mercado de headsets de realidade virtual (VR) acaba de ganhar um novo concorrente com o modelo Pico 4, da marca chinesa ByteDance — simplesmente a dona do TikTok. O produto promete oferecer concorrência ao Quest 2 da Meta, como uma opção para quem pretende ter seus primeiros óculos do tipo.

Pico é marca adquirida pela ByteDance, dona do TikTok (Imagem: Divulgação/Pico)

Ele é menor e mais leve que o Pico Neo 3 Link, modelo apresentado pela marca no mês de maio deste ano. Porém, a nova geração mantém o mesmo processador Snapdragon XR2, junto a 8 GB de memória RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

Além disso, o Pico 4 ganhou displays de maior resolução, que agora chegam a até 2.160 x 2.160 pixels. Enquanto isso, sua bateria deve oferecer até três horas ininterruptas de uso, em módulos posicionados na alça para oferecer um peso mais balanceado.

Produto pode servir para entretenimento, exercícios físicos e produtividade colaborativa (Imagem: Divulgação/Pico)

O Pico 4 funciona com o SteamVR, o que permite acesso a milhares de títulos já disponíveis em concorrentes de marcas como HTC ou Oculus, por exemplo. Entretanto, ele também tem uma loja de aplicativos própria, assim como um programa de rastreamento de exercícios físicos.

O headset tem integração aprimorada com o TikTok, em que os usuários podem conectar suas contas na rede social para assistir os vídeos curtos disponibilizados na plataforma. A empresa ainda prepara um ambiente social chamado “Pico Worlds”, que deve ser lançado em 2023 com os moldes do Horizon Worlds, do Meta.

Preço e disponibilidade

Headset tem integração ao TikTok (Imagem: Divulgação/Pico)

O Pico 4 entrará em fase de pré-venda a partir do dia 23 de setembro para membros do programa beta, em diversos países: além da China, ele também irá para Singapura, Malásia e 13 países da Europa.

Seu preço sugerido será de 429 euros (cerca de R$ 2.184 em conversão direta) para o modelo de 128 GB, enquanto a versão de 256 GB fica por 499 euros (~R$ 2.851). Portanto, valores próximos dos cobrados pelo Quest 2.

O Pico 4 não deve chegar aos Estados Unidos neste momento, mas uma versão Entrerprise mais avançada do headset está nos planos para o futuro, com monitoramento do movimento da cabeça/olhos e outras novidades.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/headset-pico-4-e-lancado-com-integracao-ao-tiktok-e-rivaliza-meta-quest-2,e75dba49bdd8fa554b93d05a48d7be404i6rkzrf.html