maio 08

Governo de Singapura usa ‘cachorro-robô’ para patrulhar parque

 

Spot, da Boston Dynamics, será usado para transmitir mensagens aos visitantes e contar o número de pessoas no local

O governo de Singapura anunciou o início de testes com o cachorro-robô Spot, da Boston Dynamics, para patrulhar um dos parques da cidade com o objetivo de lembrar os cidadãos de manter o distanciamento social recomendado para evitar a disseminação da Covid-19.

Os testes terão duração de duas semanas no parque Bishan-Ang Mo Kio. Spot transmitirá mensagens pré-gravadas aos visitantes e será controlado remotamente por um operador ou “guia”, mas tem um sofisticado conjunto de sensores que lhe permitem identificar e ultrapassar sozinho obstáculos em seu caminho.

Spot terá câmeras para identificar a quantidade de pessoas no parque, mas o governo de Singapura garante que elas não irão coletar faces ou informações biométricas que possam identificar indivíduos. Cartazes espalhados pelo parque avisam os visitantes do teste, e pedem que o robô “não seja perturbado”.

Este não é o primeiro uso da tecnologia para garantir o distanciamento social ou cumprimento de regras durante a pandemia. Na China, drones equipados com alto-falantes identificavam, e “puxavam a orelha” de pedestres sem máscaras.

A Prefeitura do RJ tentou um sistema similar em alguns pontos da cidade, mas os resultados não foram os esperados: em vez de dispersar multidões, o drone gerou aglomeração de curiosos para ver a máquina em funcionamento.

FONTE: olhardigital.com.br