maio 07

Google Maps não funciona? Tente essas dicas para resolver o problema

Hoje em dia é difícil imaginar um mundo sem algum tipo de GPS para nos orientar. Seja no carro, seja a pé, o Google Maps é uma das ferramentas mais utilizadas nesse sentido, mas o que fazer quando ele falha? Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você verificar o funcionamento do app e não correr o risco de se perder por aí.

 O Google Maps é um aplicativo do Google e está disponível para os celulares Android e iOS. O mal funcionamento da ferramenta pode prejudicar não apenas pessoas durante um passeio, mas profissionais que dependem do recurso, como motoristas.

Algumas opções para corrigir os bugs do software estão disponíveis pela própria plataforma, outras dependem da configuração de localização do seu dispositivo. Veja abaixo o checklist para saber o que fazer quando o Maps não estiver funcionando.

Saiba como resolver problemas no Google Maps. Imagem: Shutterstock

  • Verifique a permissão de localização do celular

Simples e importante: autorizar que o Maps use sua localização é essencial para que o aplicativo mostre o local em que você está em tempo real. O ideal, é que você dê permissão para que a plataforma acesse de forma automática e a qualquer momento sua localização, assim, quando entrar no app, ele conseguirá identificar rapidamente o local.

  • Calibre a bússola do aplicativo

Calibrar a bússola é uma opção do próprio sistema do Maps. Ela ajuda a manter a localização precisa e pode ser acessada clicando no ícone azul com sua posição no mapa. Em seguida, faça movimentos como se estivesse escrevendo o número oito até que o app indique que a precisão está “alta”.

  • Atualize o app sempre que necessário

Além de corrigir muitos erros, as atualizações de software também adicionam novos recursos que podem ser importantes para o uso diário do mapa. Por este motivo, é importante sempre manter o aplicativo atualizado.

Entretanto, nem sempre o update acontece de forma automática, sendo necessário entrar na sua loja de apps (App Store ou Google Play), buscar pelo Google Maps e verificar se há atualizações para serem feitas. Se houver, uma opção de botão escrito “Atualizar” estará disponível. Basta clicar nela.

  • Limpe o cache e os dados

O acúmulo de cache e dados no app pode sobrecarregar o sistema de armazenamento, dificultando seu funcionamento. Por isso, uma limpeza periódica pode ajudar a liberar espaço, inclusive, para atualizações que precisam de download.

Nada resolveu?

Se nenhuma dessas opções resolver o problema, você pode testar o bom e velho “reiniciar” do celular. Se mesmo assim os erros persistirem, orientamos que você entre em contato com a equipe do Google por meio do “Ajuda e feedback” e relatar o problema.

Dentro da aba existe um campo reservado para sua opinião sobre o app, o “Sua opinião sobre o Maps”, toque nela e descreva a situação.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/07/tira-duvidas/google-maps-nao-funciona-tente-essas-dicas-para-resolver-o-problema/