Google Maps leva Plus Code para comunidade de Paraisópolis, em São Paulo

O Google anunciou, nesta quinta-feira (5), a chegada do Plus Code para a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Ele é um código utilizado dentro do Google Maps para encontrar endereços mais facilmente, até mesmo em locais onde não existe CEP ou marcação oficial do governo.

De forma resumida, o Plus Code é uma abreviação dos números de latitude e longitude, responsáveis por identificar um local em qualquer parte do planeta, criando assim um endereço digital. Ele já foi adotado no Brasil para conseguir dar endereço no mapa do Google para áreas rurais do interior, mas agora o gigante das buscas firmou parceria com a startup Favela Brasil Xpress para levar o mesmo objetivo para comunidades, começando por Paraisópolis.

Plus Code em paraisópolis (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Plus Code em paraisópolis (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Em um exemplo, basta escrever “97HF+MX São Paulo” no Google Maps e o usuário é levado diretamente para o Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis. A precisão do endereço é de um metro quadrado, distância geralmente suficiente para identificar a porta da casa de um morador em um local densamente povoado, como é o caso da comunidade.

Plus Code é cadastrado manualmente, porta a porta

O cadastro do endereço é feito de forma manual, com um aplicativo para Android e a inclusão dos códigos fica a cargo da Favela Brasil Xpress. Basta chegar até a porta do morador e apontar que ali é necessário ter um Plus Code. Poucos toques na tela já criam o código e ele pode ser utilizado de forma imediata.

Junto da criação dos códigos, o Plus Code também acaba desenhando ruas onde o Google Maps não tem essa informação, especialmente útil em vielas.

A Americanas também participou deste piloto e incluiu um campo para o comprador inserir o código para a entrega de encomendas. “Até a chegada dos códigos, eu precisava mandar a compra pra uma vizinha ou meu filho, na rua logo acima. Daí sim eu poderia receber”, comenta Alexandra Pereira Silva, uma moradora da comunidade que recebeu o código para sua casa.

O uso do Plus Code é liberado para qualquer um, seja morador ou lojista e em um futuro próximo ele poderá ser utilizado dentro do Waze para rotas de carro ou moto. Para aplicativos, sites e serviços, o uso do código é livre e sem custos. Ao Olhar Digital, o Google afirmou que basta o endereço virtual ser criado para que o mercado o utilize da forma que quiser para identificar o cliente ou comprador.

A meta do projeto é cadastrar quatro mil endereços virtuais de Paraisópolis até junho deste ano e, no segundo semestre, ampliar a contagem para 30 mil códigos.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/05/05/internet-e-redes-sociais/google-maps-leva-plus-code-para-comunidade-de-paraisopolis-em-sao-paulo/