fev 27

Google lança inteligência artificial para detectar cegueira por diabetes

Inteligência Artificial é capaz de identificar retinopatia diabética e edema macular diabético, consequências da diabetes que podem levar à cegueira

Verily, startup do Google, lançou sua inteligência artificial capaz de identificar retinopatia diabética e edema macular diabético, consequências da diabetes que podem levar à cegueira. A tecnologia começou a ser testada em Madurai, na Índia, no Hospital Aravind Eye.

O projeto foi iniciado há mais de três anos. A Verily desenvolveu a tecnologia usando machine learning para analisar milhares de fotos de pacientes com esta condição. Dessa forma, as imagens se tornaram referência para o diagnóstico de novos pacientes.

A tecnologia acaba servindo como uma pré-consulta, auxiliando que médicos determinem se os pacientes precisam de uma investigação maior ou encaminhados para um médico específico. Além disso, a análise fácil e rápida toda vez que o paciente vai ao médico pode facilitar o acompanhamento médico devido aos exames constantes.

Segundo a Verily, existem cerca de 100 mil oftalmologistas na Índia e apenas 6 milhões das 72 milhões de pessoas com diabetes no país são acompanhadas. “Ao integrar a Verily e o programa de diagnóstico ao nosso programa de análise, podemos aumentar nossa eficiência. Damos aos especialistas mais tempo para trabalhar mais próximos aos pacientes em tratamento, enquanto aumentamos o número de análises que podemos fazer”, disse Dr. R. Kim, chefe do setor oftalmológico do Aravind Eye Hospital, em um anúncio.

A inteligência artificial na saúde

Essa não é a primeira vez que a Verily está usando a inteligência artificial na saúde. Ela já utilizou a tecnologia para detectar problemas cardiovasculares, por exemplo.

Focada em atuar na saúde, recentemente a startup lançou um centro de reabilitação inteligente. Já no setor oftalmológico, ela segue desenvolvendo uma lente de contato tecnológica em parceria com a Alcon.

FONTE: STARTSE