dez 07

Google encerra suporte ao Duplex on the Web

Apesar do fim do serviço, empresa anunciou que investirá em recursos de inteligência artificial por voz.

Google anunciou o fim do serviço Dublex on the Web, que funciona como um conjunto de serviços de inteligência artificial que complementam o Google Assistant a fim de oferecer recursos e melhorar a navegação em sites.

O serviço foi divulgado em 2019 para ajudar os usuários a comprar ingressos de cinema com um preenchimento automático das informações que o site solicitava. Com o tempo o Duplex adquiriu novas funcionalidades, como alteração de senhas expostas em violação de dados, check-in de voos de companhias aéreas e mais.

Apesar do fim do serviço, um porta-voz do Google disse ao TechCrunch que investirá em avanços de IA por voz do Duplex.

“Até o final deste ano, desativaremos o Duplex na Web e nos concentraremos totalmente em fazer avanços de IA para a tecnologia de voz Duplex, capaz de ajudar mais as pessoas todos os dias”.

No Brasil, o Duplex on the Web chegou neste ano prometendo apresentar informações exatas sobre horário de funcionamento de estabelecimentos, compra de ingressos de cinema, eleições, etc.

De acordo com o Techcrunch, o fim do Duplex pode estar relacionado ao alto custo de treinar a inteligência artificial para analisar sites. De acordo com a página de suporte do serviço ele estava limitado há alguns parceiros e locais, exigindo algumas “horas ou dias” para que ele funcionasse de forma regular. Além disso, há outros setores como o de hardware que podem ser mais lucrativos para o Google.

Google Stadia: as questões envolvendo o encerramento do serviço

O Google anunciou que a plataforma Stadia será definitivamente encerrada em janeiro de 2023. Apesar da ambição da empresa em questões de tecnologia em videogames, o serviço foi um fracasso e alguns fatores que colaboraram para a falha da plataforma podem ser colocados em discussão.

Ao utilizar os servidores em nuvem do Google, o Stadia permite aos jogadores acessarem os jogos em qualquer tela, seja um celular ou um navegador da web. O usuário só precisava utilizar um controle para jogar os títulos do serviço. Apesar de não haver necessidade de um console ou PC, muitos esbarravam nos obstáculos causados pela internet, já que a plataforma em nuvem exige uma conexão bastante estável para funcionar com qualidade.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/12/06/pro/google-encerra-suporte-ao-duplex-on-the-web/