mar 12

Google Earth: como ‘voltar no tempo’ com o Timelapse Tamires Ferreira

Você sabia que existe uma função no Google Earth que permite que você volte no tempo? O nosso planeta está em constante mudança e o recurso Timelapse te leva em um tour dentro dos últimos 35 anos da Terra. A ferramenta é um tipo de câmera-rápida que mostra diversas imagens em questão de segundos, possibilitando a percepção de pequenas alterações imperceptíveis no dia a dia. Ao que tudo indica, o aplicativo está disponível para desktop e celular, mas infelizmente, por ora, apenas para os modelos Android.

Porém, a ferramenta ainda aparece oculta no aparelho, sendo necessária a instalação de alguns softwares externos para a liberação do recurso. No Twitter, um desenvolvedor chamado Kyler compartilhou com seus seguidores a experiência mostrando uma foto de São Francisco, na Califórnia, em 1938.

Ao que parece você consegue acessar a ferramenta apenas de forma manual. Primeiro baixe um aplicativo de edição de sua preferência ou use algo como o mixplorer – um tipo de gerenciador de arquivos, e cole no seu navegador a seguinte URL: data / data / com.google.earth / shared_prefs / phenotypePrefs.xml -> debug_menus, que precisará ser definido como padrão. Dependendo da sua versão de Android você também pode fazer o procedimento pelo aplicativo “Termux”. No final dos procedimentos você precisará abrir o Google Earth, acessar o  “Menu” e deve já avistar “experimentos” na parte inferior.

Mas caso você queira algo mais simples, a ferramenta via web também oferece uma interessante experiência, mas com menos opções de recursos. Acreditamos que o Timelapse ainda está sendo testado e atualizado e, por este motivo, às vezes apresenta instabilidade.

Para acessar o Timelapse pelo computador basta pesquisar por “Google Earth Timelapse”. Dentro do site existem alguns lugares que você pode visitar e fazer a sua “volta no tempo” entre 1984 e 2018. O país que você desejar acompanhar vem com um assunto tema daquele tour, como o Crescimento Urbano da China, a Construção da Ponte de Baía na Califórnia, a Irrigação da Arábia Saudita ou ainda o Desmatamento no Brasil.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/03/12/tira-duvidas/google-earth-como-voltar-no-tempo-com-o-timelapse/