maio 29

Google e Microsoft consideram participação em operadoras da Índia

Interesse surge semanas após o Facebook comprar parte da indiana Reliance Jio

Semanas após o Facebook adquirir participação de quase 10% na operadora indiana Reliance Jio, agora é a vez de outras duas empresas americanas se interessarem no mercado de telecomunicações da Índia.

Microsoft está em negociações para investir até US$ 2 bilhões na mesma operadora indiana. Já o Google, que também conversou com a Reliance, está considerando comprar uma participação de cerca de 5% na Vodafone Idea, a segunda maior operadora de telecom da Índia, segundo o Financial Times.

Ambas as empresas já possuem parcerias na Índia. A Microsoft tem um acordo com a Reliance Jio para levar o Office 365 a milhões de pequenas empresas a custo subsidiado. O Google Cloud é ofertado em parceria semelhante do Google com a Airtel.

Potencial da Índia

A Índia emergiu como um dos mais recentes concorrentes para empresas americanas e chinesas que procuram seus próximos bilhões de usuários. Cerca de meio bilhão de indianos começaram a usar a internet na última década.

No mesmo período, o Facebook e o Google lançaram esforços de conectividade para conectar mais pessoas naquele país. Embora a rede social ainda mantenha uma destas iniciativas, chamada Express Wi-Fi, o Google interrompeu um projeto que permitia que milhões de indianos acessassem a internet móvel gratuitamente em mais de 400 estações ferroviárias, no início deste ano.

FONTE: olhardigital.com.br