jul 13

Google e Microsoft colaboram para levar web apps à Play Store

Ferramenta PWABuilder, da Microsoft, agora se integra à BubbleWrap, do Google, e converte Web Apps em pacotes prontinhos pra publicação na Play Store

O Google e a Microsoft anunciaram uma parceria para facilitar que desenvolvedores transformem suas Progressive Web Apps (PWAs) em apps que podem ser distribuídos através da Google Play Store.

PWAs são sites desenvolvidos com tecnologias da Web (como JavaScript, HTML e CSS) que podem ser “instalados” em um PC ou smartphone e se adaptam ao dispositivo, se integrando ao sistema operacional e oferecendo uma única experiência em várias plataformas. Com eles, os desenvolvedores podem usar uma única base de código e ter um app universal que roda em qualquer lugar. Exemplos são os sites do Gmail e Outlook, além dos sites de apps como o Spotify e YouTube Music.

“Estamos felizes em anunciar uma nova colaboração entre a Microsoft e Google para beneficiar a comunidade de desenvolvedores web”, disse Judah Gabriel Himango, da Microsoft. “O PWABuilder da Microsoft e o Bubblewrap do Google agora trabalham juntos para ajudar os desenvolvedores a publicar PWAs na Google Play Store”.

A parceria envolve uma integração do PWABuilder, ferramenta da Microsoft que é usada na “conversão” de um site em Web App, e o BubbleWrap, ferramenta do Google que “empacota” a PWA para que possa ser enviada à loja.

Com a colaboração o PWABuilder também ganhou novos recursos, como a possibilidade de personalizar as barras de status e navegação, a tela inicial (splash screen), melhor suporte a notificações, suporte ao novo padrão de atalhos para web apps e mais. Segundo a Microsoft, estes novos recursos podem ser implementados “sem muito esforço” por parte dos desenvolvedores.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/google-e-microsoft-colaboram-para-levar-web-apps-a-play-store/103391