out 01

Google e Levi’s mostram novo casaco inteligente

A Google aposta no vestuário como parte integrante do segmento dos wearables e tem trabalhado na plataforma Jacquard nesse sentido. Agora, surge o terceiro casaco com esta solução inteligente, em parceria com a Levi’s.

Por fora, parece um blusão de ganga normal da Levi’s. É no interior que há uma plataforma tecnológica desenvolvida pela Google e que permite interagir com aparelhos inteligentes. A estratégia para o terceiro casaco do projeto Jacquard passa por baixar o preço para 198 dólares, chegar a mais mercados (EUA, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha e Itália) e ter disponíveis vários modelos para agradar a mais utilizadores. O casaco permite agora também controlar o obturador da câmara, fazer um resumo da agenda diária e aceita um atalho personalizável, que o utilizador pode definir para uma tarefa específica recorrendo ao Google Assistant, noticia o Engadget.

A solução é possível graças a uma pequena etiqueta inteligente que é integrada no casaco. Assim que a etiqueta é colocada na zona do pulso e emparelhada com o smartphone, é possível deslizar o dedo para realizar a ação predefinida. Ainda há algumas limitações, como só ser possível usar a câmara frontal, ter de esperar três segundos para a fotografia ser captada e as imagens ficarem guardadas na app da Jacquard para depois terem de ser transferidas manualmente.

Além das três novas funcionalidades, o casaco permite encontrar o telefone, registar os locais que se visita, contar o número de toques ou swipes que se fazem, dizer as horas ou que música está a ser ouvida. A etiqueta conta com um esquema de luz de três cores que pode indicar que chegou uma nova mensagem ou que o táxi que chamamos já chegou, por exemplo.

Ivan Poupyrev, da Google ATAP, confirma que o plano da Google é trabalhar com outros retalhistas, mais baratos e conseguir popularizar a plataforma tecnológica.

FONTE: EXAME IMFORMÁTICA