Google e Governo de SP irão mapear áreas rurais de São Paulo

Aplicada pela primeira vez na América Latina, o projeto Plus Codes utiliza dados de latitude e longitude para atribuir endereços a qualquer região do planeta

De acordo com o Governo de São Paulo, existem 340 mil propriedades rurais sem endereço, e mais de 60 mil estradas e ruas não mapeadas no estado. O Google e o Governo realizaram uma parceria para trazer o Plus Codes, tecnologia que atribui endereços para habitantes, para mapear essas regiões.

 As instituições irão integrar o Plus Codes ao sistema do governo, atribuindo códigos de números e letras a cada estabelecimento ou moradia. Os códigos podem ser criados e lidos mesmo offline e servem como referência para o cadastramento de serviços públicos, atendimento de saúde, contas bancárias, entregas do correio — serviços potencialmente de difícil acesso devido à falta de um endereço.

O Plus Codes é uma tecnologia de código aberto que utiliza dados de latitude e longitude. O serviço é gratuito. A iniciativa já foi utilizada na Índia, Estados Unidos e África e está sendo aplicada pela primeira vez na América Latina.

“Com isso, cidadãos e usuários poderão navegar pelos mapas e chegar a esses locais. É um primeiro passo, que mais adiante vai se transformar num ecossistema envolvendo lojistas e comerciantes, transportadoras e empresas de telecomunicações. Isso vai aumentar ainda mais a adoção dos Plus Codes, com grande potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico dessas regiões”, afirma Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google no continente latino-americano.

FONTE: STARTSE