maio 06

Google cria “Entertainment Space”, interface que tomará o lugar do “Discover” nos tablets

O Google anunciou a chegada do “Entertainment Space”, uma nova interface de acesso rápido que entrará no lugar do “Discover”, mas apenas em tablets. Visualmente, a novidade é mais semelhante ao que se vê no Chromecast e Android TVs. Na prática, a mudança deve priorizar os serviços de streamingjogos e livros que você tem instalados no aparelho, junto de todas as opções de navegação que se espera disso.

O Google diz que o “Entertainment Space” faz um trabalho mais preciso de separar as categorias de produtos que você consome digitalmente do que o Discover, separando, além do que você já comprou, ofertas nas categorias vigentes para você experimentar novos produtos na Play Store.

Aba de streaming do “Entertainment Space”, nova interface de acesso rápido do Google que ficará no lugar do “Discover” nos tablets. Imagem: Google/Divulgação

A primeira e mais evidente mudança refere-se ao streaming: o Google se empenhou em alterar a exibição antiga do Discover para algo mais modernizado. A primeira aba mostra todos os serviços de streaming disponíveis no mercado. Assim que você faz o login de uma conta em sua plataforma de escolha, a aba passa a exibir recomendações baseadas em seu perfil, bem como controles de “Continuar assistindo”, caso você tenha parado a exibição de alguma série ou filme em outro dispositivo.

Junto dela, a categoria “Watch” (“Assista” ou “Veja”, na tradução literal) traz recomendações aleatórias do YouTube e Google TV. Ironicamente, a aba de streaming não contará com o Netflix como aplicação recomendada. O serviço ainda estará presente na nova interface, mas não como uma opção primária do menu – você terá que navegar até ela.

A segunda aba é voltada para os jogos. Aqui, você tem tudo o que se espera: os jogos que você já tem instalados em seu tablet serão exibidos com maior evidência, junto dos dizeres “Continue jogando” para você voltar à partida rapidamente. Também nesta seção, o Google exibirá recomendações de jogos que você possa gostar, para baixar via Play Store.

Na aba de jogos, vale um destaque para a função “Instant Play”, que permite que você faça o teste de jogos recomendados pelo Google sem a necessidade de tê-los instalados.

Finalmente, a mais auto explicativa das abas é a de “Livros”, que categoriza toda a literatura que você tenha adquirido – seja ela escrita ou em áudio -, além de recomendar novas leituras com base no seu gosto em comparação ao que você já comprou.

Segundo o Google, a nova interface deve estrear primeiro nos tablets da linha Onn, marca de eletrônicos do Walmart. A empresa de Mountain View não se comprometeu com datas, mas prometeu um lançamento global “para os próximos meses”. Ainda não se sabe, porém, se o “Entertainment Space” ficará exclusivamente nos tablets ou se poderemos ver a interface nos smartphones algum dia.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/06/reviews/google-cria-entertainment-space-interface-que-tomara-o-lugar-do-discover-nos-tablets/