Google confirma que celulares do futuro terão internet via satélite

Android 14 deve estrear suporte à nova forma de conexão, de acordo com dirigente do Google. Operadoras dos Estados Unidos trabalham no desenvolvimento da tecnologia.

Os celulares do futuro vão funcionar com internet via satélite para que não fiquem nunca sem Nesta semana, o Google anunciou que os aparelhos com sistema Android 14 serão compatíveis com a novidade. O anúncio foi feito pelo presidente de plataformas e ecossistemas da empresa, Hiroshi Lockheimer, na última quinta-feira (1º). O beta do sistema chegar aos aparelhos da linha Google Pixel entre fevereiro e março de 2023. Como ressaltou o site PhoneArena, a tecnologia deve estar disponível somente em dispositivos de terceiros com hardware que atenda aos requisitos para se conectar com esses satélites.

A nova tecnologia deve permitir apenas o envio de textos por SMS ou apps de mensagem como WhatsApp e Telegram, no começo. Isso deve acontecer, a princípio, pois o limite de dados que podem ser transmitidos desta forma é bem baixo em áreas sem recepção nenhuma para celulares, porém, enviar fotos e vídeos deve ser possível em um futuro muito próximo.

Segundo o site especializado PhoneArena, quando o executivo do Google fala em como é “Curioso pensar em experiências de usuário para telefones que podem se conectar a satélites”, ele pode estar se referindo à parceria entre a operadora de telefonia americana T-Mobile e a empresa espacial SpaceX para utilizar os satélites da Starlink e levar a internet aos cantos mais remotos do país norte-americano.

Os assinantes da T-Mobile devem ter acesso gratuito ao serviço até o final de 2023, mas não há como prever quando esta tecnologia estará disponível no Brasil.

Embora o Google já esteja trabalhando no Android 14, o lançamento do Android 13 acabou de ocorrer em agosto de 2022, com a sua disseminação global para todos os aparelhos compatíveis. A principal novidade visual do sistema é a possibilidade de padronização de cores na tela principal.

O Android 13 também traz incrementos no campo da privacidade e segurança. Assim como já é feito no iOS, agora os usuários do Android podem selecionar quais pastas de fotos e vídeos podem ser acessados por cada um dos apps instalados, por exemplo. Também é possível especificar qual software pode, ou não, enviar notificações.

FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/09/google-confirma-que-celulares-do-futuro-terao-internet-via-satelite.ghtml