Google ativa cabos submarinos para melhorar conectividade na América Latina

A Google anunciou, nesta quinta-feira, a ativação do primeiro de um conjunto de três cabos submarinos que a empresa está instalando para melhorar a conectividade no Brasil. Um deles é o “Monet”, com 10.556 quilômetros, conectando Praia Grande, Fortaleza e Boca Raton, na Flórida, com seis pares de fibra ótica capazes de transferir até 64 terabytes de dados por segundo.

O tráfego de internet no Brasil ganha, assim, mais velocidade, estabilidade e segurança — afirmou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. — Uma curiosidade: eles têm um tratamento para evitar ataques de tubarões. Em 2013, descobriu-se que por algum motivo os tubarões gostam de morder esses cabos, então eles precisam ser protegidos.

Até o fim do ano, a companhia colocará em operação o “Tannat”, um complemento do “Monet”, que liga Praia Grande à cidade de Maldonado, no Uruguai. O cabo terá capacidade para transferir 90 terabytes de informações por segundo, reforçando a infraestrutura de internet na América Latina.

cabos anteriores, o “Júnior” terá apenas 390 quilômetros de extensão, mas conectará as duas principais metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele conta com oito pares de fibra ótica e irá garantir o melhor fluxo de dados entre os dois estados. O início das operações também está previsto para este ano.

Uma infraestrutura de rede robusta é essencial para deslanchar o potencial da internet na América Latina, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico, social e cultural — avaliou Coelho. — Esses três cabos vão ajudar a suprir essa demanda ao ampliar a infraestrutura digital da região.

FONTE: GAZETA ONLINE